Impostos e Taxas
Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel - Emissão
O documento que comprova os dados cadastrais dos imóveis localizados em Curitiba é emitido pela internet.
A Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel - DUCI responde a quatro protocolos (feitos separadamente): Certidão de Cadastro Imobiliário, Certidão de Endereço e Dados de Planta, Declaração de Localização de Imóvel e Declaração de Perímetro Urbano.
Ao fazer sua emissão, abaixo e em Serviço online, tenha em mãos o Número Fiscal do Imóvel (Inscrição Imobiliária e Sublote, ou Indicação Fiscal completa).
EMITA A DECLARAÇÃO UNIFICADA DE CADASTRO IMOBILIÁRIO AQUI
Documentos necessários
Não é preciso apresentar qualquer documento.
Prazos
Emissão instantânea.
Taxas e Valores
Serviço sem custos.
Como corrigir dados
Nos casos de dados omissos, de discordância ou complementação dos dados apresentados na Declaração Unificada, o interessado deverá entrar em contato com a Secretaria competente, conforme abaixo.
> No Urbanismo, o Departamento de Cadastro Técnico – UCT responde pelo nome da planta de loteamento/ denominação do lote/ testada oficial/ bairro.
Para protocolar seu pedido de correção de dados, o interessado deve utilizar o Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC. Em ‘Cadastro Técnico’, escolhe ‘Correção de dados cadastrais - SMU', entre os assuntos disponíveis na tela.
Como retificar dados
> Em Finanças, o Departamento de Rendas Imobiliárias – FFRI trata de endereço de localização/ condomínio/ tipo e número da unidade/, perímetro urbano/ matrícula ou transcrição do imóvel.
Para protocolar seu pedido de retificação de dados, o interessado deve utilizar o Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC. Em IPTU, escolhe ‘Retificação de dados cadastrais - SMF’, entre os assuntos disponíveis na tela.
Onde mais solicitar
Caso o contribuinte não tenha acesso à internet, sua solicitação da Certidão de Cadastro Imobiliário pode ser feita diretamente nos Núcleos de Finanças, localizados nas dez Ruas da Cidadania. Confira os endereços na listagem abaixo.
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira
Dúvidas frequentes
Qual a base dos dados que constam da Declaração Unificada?
O documento traz todo conteúdo que consta do Cadastro Imobiliário (Finanças) e do Cadastro Técnico (Urbanismo), na data de sua emissão. Dele constam referências sobre: área, ano de lançamento do lote, posição, testada e numeração oficial; tipo, material, padrão, localização da construção; histórico da indicação fiscal, planta do loteamento, bairro.
É possível emitir a Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel para áreas não regularizadas?
Essa solução não é indicada nos casos de áreas não regularizadas e que não têm cobrança de IPTU/TCL.
No documento aparece testada de imóvel encravado (sem acesso à rua)?
Como os lotes encravados não têm testada oficial, não será informada nenhuma testada para o imóvel.
O que diz a Lei
Resolução Conjunta SMU-SMF n.º 005/2025: Dispõe sobre a atualização de informações acerca da Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel no âmbito da Secretaria Municipal de Urbanismo e Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, da consulta de indicações fiscais confrontantes e revoga a Resolução Conjunta SMU-SMF 001, de 14 de dezembro de 2021.
Canais de contato
Orientações sobre este assunto são fornecidas pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156.
Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.