Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Coleta - Caliças

O que é?
A Prefeitura atende solicitações de coleta de resíduos/restos de construção civil (caliças), limitados a 5 (cinco) carrinhos de mão, a cada dois meses. 

Quais os requisitos necessários para solicitar este serviço?
É importante fazer a descrição detalhada do material a ser coletado, que deve estar em frente ao imóvel do solicitante, de preferência ensacado, de maneira a não ocupar mais de 1/3 da largura do passeio e a não impedir o fluxo de pedestres.

Não coletados

O serviço não coleta terra, areia, pedra, blocos de concreto, gesso, fibra de vidro, drywall.

Além do limite

Caso o volume ultrapasse o limite estabelecido (5 carrinhos de mão), será necessária a contratação de empresa particular para a remoção da caliça. 

Como solicitar a coleta?
O atendimento é feito por meio de canais da Central 156: chat online e telefone 156. 

Pelo celular

É possível ainda usar o app Curitiba 156. O aplicativo é disponibilizado nas versões Android, na loja Google Play e iPhone, na loja  App Store. Acesso também pelo Serviço online.

Quais os prazos para atendimento?
O prazo de atendimento pode variar de 1 semana a 30 dias. Em casos de grandes demandas como alagamentos e semelhantes pode ocorrer atrasos nas coletas devido ao grande número de solicitações.

São cobradas taxas por esse serviço?
Serviço gratuito.

Como consultar o andamento do serviço solicitado?
A consulta do pedido pode ser feita na Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente