Assistência Social
CadÚnico - Cadastro em Programas Sociais
Para conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda de Curitiba, ou seja, aquelas com renda per capita mensal de meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos nacionais, é realizado o Cadastro Único - CadÚnico.
Serviços e benefícios a famílias
O procedimento, a cargo do Município, é obrigatório para a inclusão das famílias nos programas, projetos, serviços e benefícios sociais do governo federal, como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso para Viagens Interestaduais, Telefone Social, Isenção da Taxa de Concursos Públicos e Vestibulares Federais, entre outros.
Saiba quais são e como funcionam os Programas e Benefícios Sociais Baseados no CadÚnico.
FAS coleta, inclui e atualiza dados
Á Fundação de Assistência Social – FAS, responsável pela gestão do CadÚnico local, cabe orientar a população e executar o processo de coleta, inclusão e atualização de dados. São registradas informações dos membros de cada família e das características do domicílio, quais as formas de acesso aos serviços essenciais, como saúde e educação.
Não significa inclusão automática
Porém, o cadastramento não significa a inclusão automática da família nos programas sociais, inclusive no Programa Bolsa família. Existe um processo de seleção, de acordo com os critérios de cada Programa, e assim como a liberação de pagamentos, não é feita pela Prefeitura, mas pelo Governo Federal.
Responsável: quais documentos
O responsável pela família deve apresentar:
- Documentos de Identificação: Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor
- Comprovante de residência
Dos demais membros da família
Dos demais membros da família também são exigidos documentos de identificação:
- CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento (quando for o caso)
Prefira o agendamento prévio
O Cadastro Único pode ser realizado em todos os 39 Cras – Centros de Referência de Assistência Social de Curitiba. Abaixo estão os endereços, telefones e celulares das unidades.
Horário de atendimento: das 8h às 17h, por procura espontânea ou agendamento prévio. Recomenda-se o agendamento prévio, pois de acordo com a demanda de atendimento de outros serviços realizados pelos Cras, poderão existir horários pré-definidos para o CadÚnico.
Mais informações: fone, mail
Coordenação de Cadastro Único e Benefícios Sociais da Fundação de Ação Social – FAS.
Telefone: (41) 3350-3500
Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
E-mail: caductba@curitiba.pr.gov
Fundação de Ação Social
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.