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Assistência Social

CadÚnico - Cadastro de Programas Sociais

Para conhecer a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda de Curitiba, ou seja, aquelas com renda per capita mensal de meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos nacionais, é realizado o Cadastro Único - CadÚnico.

O procedimento, a cargo do Município, é obrigatório para a inclusão das famílias nos programas, projetos, serviços e benefícios sociais do governo federal, como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso para Viagens Interestaduais, Telefone Social, Isenção da Taxa de Concursos Públicos e Vestibulares Federais, entre outros.

Á Fundação de Assistência Social – FAS, responsável pela gestão do CadÚnico local, cabe orientar a população e executar o processo de coleta, inclusão e atualização de dados. São registradas informações dos membros de cada família e das características do domicílio, quais as formas de acesso aos serviços essenciais, como saúde e educação.

Porém, o cadastramento não significa a inclusão automática da família nos programas sociais, inclusive no Programa Bolsa família. Existe um processo de seleção, de acordo com os critérios de cada Programa, e assim como a liberação de pagamentos, não é feita pela Prefeitura, mas pelo Governo Federal.  

Documentos

O responsável pela família deve apresentar:

  • Documentos de Identificação: Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor
  • Comprovante de residência

Dos demais membros da família também são exigidos documentos de identificação:

  • CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Certidão de Casamento (quando for o caso)

Saiba quais são e como funcionam os Programas e Benefícios Sociais Baseados no CadÚnico.

Onde fazer

O Cadastro Único pode ser realizado em todos os 39 Cras – Centros de Referência de Assistência Social de Curitiba. O horário de atendimento é de 8 às 17h, por procura espontânea ou agendamento prévio. Recomenda-se o agendamento prévio, pois de acordo com a demanda de atendimento de outros serviços realizados pelos Centros de Referência, poderão existir horários pré-definidos para o CadÚnico. Abaixo estão os endereços, telefones e celulares das unidades.

Outras informações podem ser obtidas na Coordenação de Cadastro Único e Benefícios Sociais da Fundação de Ação Social – FAS.

Telefone: (41) 3350-3500
Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
E-mail: caductba@curitiba.pr.gov

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.