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Autorização de Filmagem e Fotografia

Os interessados em utilizar espaços livres (ruas, calçadas) e equipamentos públicos municipais (parques, bosques) para produções audiovisuais e fotográficas na cidade, devem fazer suas solicitações à Curitiba Film Commission, criada pela Prefeitura com o objetivo de atrair produções audiovisuais nacionais e internacionais para a cidade.

Essa mesma exigência vale se houver interferência no fluxo de pedestres e/ou de veículos, nas sessões fotográficas e filmagens em seus diversos formatos: artísticas, publicitárias, institucionais, videoclipes, séries, programas de TV, documentários, curtas e longas-metragens, produções acadêmicas, entre outros.

Faça aqui a solicitação para Autorização de Filmagem e Fotografia.

Em caso de dúvidas ou mais informações:

email: curitibafc@curitiba.pr.gov.br

telefone 41 3350-8574

Produções jornalistas: com a Secretaria Municipal da Comunicação Social

No caso de produções jornalísticas, o atendimento é feito pela Comunicação,  que irá liberar as sessões de fotos ou filmagens e fazer os acompanhamentos necessários.
Contato: akreusch@curitiba.pr.gov.br ou 41 3550-8161

Uso de drones: autorização da ANAC

Já a utilização de drones para filmagens aéreas deverá ter autorização da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, órgão que regulamenta o uso desse dispositivo em todo país. Curitiba não emite o documento porque o Município não conta com legislação que regulamenta a sua operação. 

Acesse o Manual de Filmagem para mais informações.

Solicite sua autorização pelo PROCEC

A solicitação e a emissão da Autorização (de acordo com cada caso), acontece pela plataforma Processo Eletrônico de Curitiba - PROCEC.

Entrar no tema ‘Comunicação’ e escolher o tipo que necessita: 

Com cadastro no portal e-Cidadão

O solicitante deve entrar/fazer seu registro no cadastro único no Município, para acessar os serviços eletrônicos da Prefeitura, nas telas que antecedem a Autorização, fornecendo seu número de CPF e (criando, se for o caso) senha.

Informações necessárias e prazos

No ato do pedido à Curitiba Film Commission serão necessárias informações pessoais, da produtora, da obra audiovisual, locais exatos, data e horários que necessitam de autorização.

As solicitações devem ser feitas com antecedência: até 5 (cinco) dias úteis para materiais publicitários e até 10 (dez) dias para outras produções.

Não há cobrança de taxas; exceções

Não são cobradas taxas de logradouros públicos, parques e praças, exceto quando envolver serviços prestados (vagas de Est@r, locação de ônibus, bloqueios e fechamentos de ruas, espaços culturais regulamentados por Portaria etc.).

Para materiais publicitários é solicitada uma contrapartida social (mais detalhes sobre os tipos de contrapartidas no Manual de Filmagem Sustentável).

Comunicação Social, FCC, Turismo

A Curitiba Film Comission é integrada pela Secretaria Municipal da Comunicação Social – SMCS (Coordenação), Fundação Cultural de Curitiba - FCC e Instituto Municipal de Turismo.

Para mais informações: https://filmcommission.curitiba.pr.gov.br/

Legislação aplicável 

Decreto Municipal n.º 405, de 10 de março de 2023; Decreto Municipal n.º 429, de 14 de março de 2023; e Decreto Municipal n.º 2170, de 22 de novembro

Secretaria Municipal da Comunicação Social