Meio Ambiente
Árvore - Manutenção/Emergência em Via Pública
A realização de poda e corte de árvores em vias públicas de Curitiba é de responsabilidade do Departamento de Produção Vegetal. Este serviço também cuida da remoção de galho ou árvores inteiras caídas nas ruas em dias de ventos fortes, seguidos de chuva intensa.
Os serviços emergenciais
São considerados como serviços emergenciais, ou seja os que realmente necessitam de atendimento imediato das equipes do Departamento, aqueles que se enquadrem nestas situações:
- A árvore já sofreu queda e está impedindo vias públicas
- A árvore caída impede acesso a imóveis ou bloqueia de alguma forma passagens de veículos e pedestres
- Galhos que sofreram quebra encontram-se pendurados e podem cair em locais onde causem algum bloqueio ou dano
Atendimento
Todo registro de solicitação de poda, corte ou remoção de galhos e de árvores em via pública deve ser feito exclusivamente pela Central de Atendimento 156 ou pelo telefone 156.
O Curitiba 156 é disponibilizado nas versões Android na loja Google Play e Iphones na loja App Store.
Soluções
A poda das árvores em vias públicas leva em conta as condições de caso a caso. Para cada um deles há um tipo de solução indicado.
- São mais frequentes aquelas podas para remover galhos baixos que prejudicam a movimentação de pedestres ou o trânsito de veículos no leito da via.
- Na poda de manutenção, o objetivo é também estético, ao eliminar os ramos secos doentes, atrofiados e malformados, além dos galhos quebrados pelo vento e chuva, por exemplo; e galhos que interferem com prejuízos em bens públicos ou particulares.
- A profilática, para eliminar das árvores as pragas e parasitas (especialmente erva-de-passarinho) que comprometem a preservação da planta e seu desenvolvimento. Quando houver galhos com risco eminente de queda, galhos secos ou galhos que impeçam ou dificultem a visibilidade de semáforos, placas de sinalização e lombadas eletrônicas, e a passagem de luz da iluminação pública, é feita a poda de segurança. O mesmo procedimento é aplicado aos galhos que se encontram próximos da fiação elétrica.
- A poda drástica para retirada de no máximo 50% da copada de cima para baixo - conforme percentual autorizado por técnico devidamente habilitado da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – necessita da emissão de Autorização de Remoção Vegetal – ARV . Como esta prática é prejudicial à árvore, este tipo é feito somente em casos extremos (árvores com ponteiras secas, com galhos quebrados em condições climáticas adversas ou para reestruturar copadas com risco de quebra) e quando não houver outra alternativa técnica.
- A Copel e suas empresas cadastradas cuidam diretamente de podas e remoção de árvores próximas às fiações elétricas de Baixa (360 Volts) e alta tensão (13.800 Volts) – chamadas de Linhas Vivas. Serviços realizados por profissionais habilitados, com equipamentos específicos, e que exigem programação e disponibilidade do Departamento de Produção Vegetal, municipal.
- Assim como nos outros casos, técnico habilitado do Meio Ambiente é quem irá definir o corte de árvore em via pública, depois de análise do estado fitossanitário da planta e da deliberação com uma comissão de outros técnicos habilitados para a remoção e possibilidade de replantio no local.
- Quando houver necessidade, poderá ser encaminhado equipamento para fazer o desbaste do toco (resquício do tronco que fica no solo com as raízes) para ser possível a recuperação de passeio ou um novo plantio no local. É a destoca.
Secretaria Municipal do Meio Ambiente