Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Árvore – Corte Irregular e Desmate

O cidadão curitibano pode denunciar à Secretaria Municipal do Meio Ambiente qualquer situação que considere ser corte irregular, poda irregular ou maus tratos em árvores, ocorridos em terreno particular ou público.

Estas denúncias são recebidas pela Central de Atendimento 156 , com o fornecimento do endereço completo da ocorrência e, se possível, referências. O cidadão pode fazer isto de forma sigilosa, se solicitar.

A fiscalização da secretaria vai apurar o fato, para levantar se há realmente dano ambiental contrário à legislação, e o resultado é informado ao denunciante, também via Central 156. Acessível do aplicativo do smartphone, ou da internet do computador, para chat online ou por e-mail, funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive aos feriados. Se preferir, é só ligar 156.

O Meio Ambiente orienta: a forma correta de se fazer as podas e obter a devida licença ambiental para remoções regulares de árvores isoladas e outros tipos de vegetação está na Lei Municipal nº 9806/2000.  Assim, antes de tomar qualquer iniciativa que possa ser considerada, no futuro, uma agressão ambiental, o melhor é consultar este texto e ficar bem informado.

 Denúncias e Pedidos de Providências 

Secretaria Municipal do Meio Ambiente