Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Urbanismo

Alvará - Publicidade

Toda publicidade ) visível do logradouro público deve ser licenciada, garantindo que está de acordo com a legislação vigente no que se refere à segurança da instalação e à redução da poluição visual.

Portal do Requerente

A Secretaria Municipal do Urbanismo possui ferramenta para possibilitar que o processo da emissão do licenciamento das publicidades, tanto das novas, como renovações, cancelamentos e troca de titularidade seja feito integralmente de forma eletrônica.

É o Portal de Controle de Publicidade e Propaganda - CPP, que pode ser acessado a partir de Serviço Online (acima e abaixo na página).

Tipos de Publicidade

Os tipos de licenciamento de publicidade pelo Departamento de Uso do Solo – UUS:
 

  • Letreiro (publicidade colocada no próprio local onde a atividade comercial é exercida; o nome da loja).
  • Anúncio (indicação e divulgação de produtos, serviços ou atividades, instalados em local estranho onde a atividade econômica é exercida; outdoor, painéis).
  • Placa de venda e locação de imóvel
  • Publicidade em edificação em obra (exposição do próprio empreendimento antes e durante o período de obra)
  • Publicidade no logradouro público (exposição de publicidade em equipamentos definidos pela legislação vigente como “mobiliários urbanos”, ou outro determinado por regulamentação própria)
  • Publicidade em banca de jornal e revista (anúncios vinculados a bancas)

Solicitar e acompanhar

  • Acesse o Portal do Requerente para fazer sua solicitação.
  • Ao entrar na próxima página, a do e-Cidadão (Cadastro Único no Município), você deverá utilizar seu CPF ou seu Certificado Digital ou seu Certificado em nuvem para prosseguir.
  • Se ainda não for cadastrado, crie “Usuário” e “Senha”.
  • Precisando de mais informações, clique aqui
  • O registro da solicitação e dos documentos exigidos são feitos conforme o tipo de licenciamento pretendido.
  • O acompanhamento do processo também é eletrônico, pela mesma ferramenta. 

Formulários específicos

No CPP o usuário conta com formulários modelados e específicos a cada licenciamento: Alvará de letreiro, Alvará de anúncios, Renovações de alvará, Cancelamento de alvará e Renovação de alvará com troca de titularidade.

Valor atualizado da taxa

Saiba mais sobre este assunto consultando o Decreto Municipal n.º 2047/2023, que trata da publicidade ao ar livre em Curitiba e a Portaria SMU nº 36/2023, que trata dos documentos e procedimentos ao licenciamento da publicidade.

O valor da taxa consta em decreto específico com reajuste anual, que pode ser consultado em Urbanismo – Legislação SMU -> Valores das Taxas 2023.

Manual do Usuário

O Departamento UUS elaborou um Manual do Usuário para auxiliar na utilização do Portal do Solicitante. A publicação traz o passo a passo ilustrado e tem dicas e lembretes, tratando do login ao cadastro, do acompanhamento até a emissão e recebimento do Alvará.

Modelos de termos, autorizações e declarações estão disponíveis no link.

Dúvidas: atendimento

Dê preferência ao contato pelo e-mail publicidade@curitiba.pr.gov.br para obter informações e solucionar todas as suas dúvidas sobre este serviço prestado por meio eletrônico.

Mas, se for mesmo indispensável, o atendimento também pode ser presencial, com dia e hora marcados pelo portal agendaonline.curitiba.pr.gov.br, da Prefeitura.

Endereço: Avenida João Gualberto, n.º 623, Torre A – Bairro Alto da Glória

Secretaria Municipal do Urbanismo