Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação ambiental

Zoológico de Curitiba tem atividades especiais no Ano do Tamanduá

Atividades da ação do Ano do Tamanduá, que tem como slogan ‘Levante essa bandeira’, no Zoológico. Curitiba, 27/04/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Quem aproveitar o fim de semana para visitar o Zoológico de Curitiba pode aprender mais sobre as três espécies de tamanduás existentes no Brasil: Bandeira, Mirim e Tamanduaí. As atividades fazem parte da programação do Ano do Tamanduá, que tem como slogan Levante Essa Bandeira.

“Todos os anos, a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil propõe à educação ambiental dos associados o trabalho de um animal diferente. Já tivemos anta, tatu, papagaio e, no ano passado, o mico”, explica a responsável pela Educação Ambiental do Zoo de Curitiba, Cláudia Bosa.

Além de um painel para tirar fotos, as crianças podem participar de um jogo com perguntas sobre os tamanduás – a Trilha do Tamanduá. “É a oportunidade de mostrar os conhecimentos e aprender mais sobre esses animais”, diz Cláudia. Ao final, elas podem se vestir de tamanduás - com um boné e um rabo de fantasia - para levar mais uma imagem de lembrança.

As amigas Isabela e Giovana, de 10 anos, toparam a brincadeira até o final e se divertiram. O pai de Isabela, Fábio Lopes Diniz, frequenta o zoológico desde a infância e acredita que essas atividades são importantes para a educação das crianças. “Elas precisam ter a noção da conservação da natureza”, reconheceu Fábio ao lado da mulher, Aline.

Para todas as idades

Luca Cortizo de Moura, de 3 anos, deu um tempo na busca pelo tigre e resolveu tirar uma foto no painel de tamanduá. O pai, Yuri de Moura, aprovou o passeio e a atividade. “Todo o espaço é limpo e bem-cuidado, é muito bacana esse tipo de atividade”, reconheceu ele, na companhia da mulher, Patrícia Cortizo, e da amiga da família Neusa Pilatti.

Ao chegar ao Centro de Educação Ambiental, a menina Laura, de 3 anos, correu para o painel. A mãe, Kellen Oliveira, leva a Laura ao zoo sempre que pode e acredita que as crianças precisam ter contato e saber respeitar os animais. “Sempre tentamos passar isso para ela”, reconheceu Kellen, acompanhada dos avós da menina, Maria Lorete e Isac.

Em risco

As espécies são ameaçadas de extinção. A principal causa, segundo Claudia Bosa, são os atropelamentos e a destruição do ambiente. “Eles são animais mais lentos, por isso acabam sofrendo”, conta.

No zoo, os visitantes podem ver mais de perto o tamanduá Igor, que nasceu por lá e se alimenta de uma ração especial com proteína – que substitui as formigas e cupins – diretamente de um cupinzeiro artificial feito especialmente para ele.


Serviço: Zoológico de Curitiba

Endereço: Rua João Miqueletto, Alto Boqueirão

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Fechado para manutenção nas segundas-feiras.

Telefone: (41) 3378-1221