Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 2021

Zeladoria Urbana mantém estrutura da cidade em boas condições

Equipe do Meio Ambiente faz roçada no bairro São Lourenço. Curitiba, 20/12/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Diariamente, equipes próprias ou contratadas da Prefeitura atuam nos 75 bairros da capital para manter a estrutura da cidade em boas condições de uso, trazendo mais qualidade de vida aos moradores.

Essas equipes atuam no programa Zeladoria Urbana e seus integrantes fazem parte das secretarias do Meio Ambiente, de Obras Públicas e do Governo Municipal (por meio dos distritos de manutenção), além do pessoal terceirizado.

Os trabalhadores executam serviços de roçada, tapa-buraco, manutenção da estrutura de água da chuva e dos pontos de iluminação pública, deixando estrutura da cidade em boas condições de uso. Trata-se de um serviço fundamental para evitar transtornos para população e manter a qualidade na utilização dos espaços públicos.

Para o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, a importância da zeladoria pode ser medida com o aspecto do cenário urbano.

“Mantemos a cidade bem cuidada”, diz o Jamur. “É importante que os reparos e intervenções sejam constantes e em todos os bairros, já que Curitiba tem uma grande infraestrutura urbana.”

Jamur lembra que, ao lado da zeladoria, o município também faz obras de grande porte a fim de promover melhorias de maior envergadura. São exemplos o programa de pavimentação urbana (que troca asfalto velho por asfalto novo), obras de macrodrenagem (contra os efeitos das chuvas), além de reformas amplas de equipamentos urbanos (como escolas, unidades de saúde, ruas de cidadania entre outros).

Inteligência artificial

Com o emprego de tecnologia moderna, a Zeladoria Urbana pode se tornar ainda mais eficiente na capital. A Prefeitura estuda usar Inteligência Artificial, uma espécie de zeladoria urbana georreferenciada.

A ferramenta, criada pela startup curitibana Mapzer, faz o mapeamento das áreas urbanas com veículos equipados com câmeras de alta resolução e sensores que identificam os diferentes cenários, pelo uso da inteligência artificial.

Para que o teste-piloto do sistema seja feito em Curitiba será necessário um convênio com o município ainda a ser definido pelas secretarias do Governo Municipal (SGM), Obras Públicas (Smop) e a Agência Curitiba de Inovação. A partir do convênio serão delimitadas as áreas para a realização do teste e mapeamento dos dados.

Prevenção de alagamentos

Mas antes dessa inovação chegar, o trabalho das equipes não para. Só este ano (período de janeiro a novembro de 2021) o trabalho feito na estrutura de microdrenagem foi reforçado e atingiu 1.070.178 metros em ações como limpeza de galerias e bocas de lobo.

Já o desassoreamento de córregos, rios e canais com remoção de entulho e lixo alcançou 2.933 mil toneladas (somando os últimos quatro anos). É um trabalho fundamental para evitar alagamentos nas ruas em dias de chuva, já que a água pode fluir melhor rumo aos grandes rios da região.

Melhorias na capela

Este trabalho é muito bem recebido pela população. Anadir Moura, que faz parte da Associação de Moradores Campo de Santana, na Regional Tatuquara, diz que a ação da Prefeitura melhorou o acesso à Capela Mortuária Comunitária, que ela ajuda a cuidar. As calçadas estavam deterioradas. A rua foi corrigida.

“Nós fizemos o pedido por melhorias pelo Fala Curitiba (programa de consultas públicas da Prefeitura) e fomos contemplados com instalação elétrica, calçada e o meio-fio. Agora ficou bem melhor. Quando chovia alagava tudo”, relembrou Anadir.

A capela também recebeu pintura e muros.

Limpeza no rio e calçadas

Quem também aprovou as ações de zeladoria da Prefeitura é a líder comunitária Luci Castro da Silva, que faz parte da Associação de Moradores e Amigos da Vila Ipiranga, no bairro Capão Raso.

Uma das intervenções da região foi o trabalho de retirada de entulhos do Ribeirão dos Padilhas.

“Ficou muito bom. Antes, qualquer chuva provocava alagamentos e desde que foi realizada a limpeza ficamos livres do transtorno”, comemorou Luci.

Próximo ao rio, na Rua Francisco Habinovski, a Prefeitura criou um jardinete, equipado com parquinho para as crianças. “Todas as coisas que pedimos estamos sendo atendidos e com o jardinete não foi diferente”, explicou Luci.

Também na Rua Francisco Habinovski, no cruzamento com a Jovina de Oliveira Karan, a Prefeitura atendeu pedido dos moradores e implantou calçada e meio-fio. “Era muito perigoso. A região tem muito trânsito e não tinha calçada para os pedestres. Agora foi resolvido e todo mundo pode transitar com segurança”, comentou Luci.

Também no setor de trânsito da região, a Prefeitura fez a sinalização da Rua Jovina de Oliveira Karam no cruzamento com Rua Marechal Althayr Roszanniy. Foram colocados tachões Rua Jovina de Oliveira Karam para marcar a sinalização de via preferencial para quem circula pela Rua Marechal Althayr Roszanniy e implantação de faixas em relevo.

Asfalto e manutenção das praças

No bairro Novo Mundo, os moradores estão satisfeitos com o asfalto nas ruas da região. “As ruas Uirapurus e Andorinhas estão em ótimo estado depois das obras de asfalto”, disse Sara Antônio Gamarra Knopp, diretora do CEI Pingo de Gente.

Mas ela também mencionou o cuidado da Prefeitura com as praças da região, especialmente a Praça do Gralhinha, que é onde as crianças são levadas para atividades externas. “Recentemente, a Prefeitura trocou a tabela de basquete da praça e constantemente faz roçada da grama”, exemplificou Sara.

Na Praça Gralha Azul, que fica na Avenida Brasília, a intervenção foi maior: a Prefeitura instalou grama sintética na quadra, fez a troca das redes, pintura das traves, revisão de refletores e implantou uma academia ao ar livre. “As reivindicações da comunidade da região têm sido ouvidas, o que é muito positivo”, avaliou Sara.

Manutenção nas ruas

O tapa-buraco, necessário em ruas com pavimento mais antigo, foi feito em 13,6 mil quilômetros, no período de 2017 a novembro de 2021. É trabalho muito importante para a manutenção das vias mais antigas, levando-se em conta que Curitiba tem cerca de 4,5 mil quilômetros de ruas.

Só em 2021, o tapa-buraco foi feito em 2,5 mil km de ruas.

A manutenção foi acompanhada de um amplo programa de recuperação da malha viária da cidade, que substitui o asfalto antigo – e em também ruas remanescentes de saibro – por asfalto novo e de melhor qualidade. Esse trabalho foi feito em mais de 650 quilômetros de ruas.

Roçadas

Os serviços de roçada também são constantes na cidade e foram feitos em 94,7 milhões de m² de áreas (parques, canteiros, praças, ruas) no período de 2017 a novembro de 2021. A área roçada neste período equivale a 12,3 mil campos de futebol. Só em 2021, foram 17,3 milhões de metros quadrados roçados, o equivalente a 2.250 campos de futebol.

Iluminação eficiente

As ruas, ciclovias, parques e praças da cidade ganharam melhorias e manutenção na iluminação pública. O trabalho realizado, como substituição de lâmpadas queimadas ou luminárias danificadas, chegou a 380.423 pontos de luz.

Além da manutenção, as equipes de zeladoria estão trabalhando para modernizar a iluminação pública da cidade, instalando lâmpadas de LED em toda a cidade. Já foram substituídos 65.421 pontos de iluminação por lâmpadas de LED (mais modernas e eficientes), de janeiro de 2017 a novembro de 2021.

 

Outros destaques da Zeladoria Urbana em 2021

Limpeza Pública
- Mais de 2.616 mil toneladas de Lixo Que Não É Lixo + Câmbio Verde recolhidas.
- 103 pontos do Câmbio Verde em funcionamento.
- 1.787 toneladas de lixo retiradas da Vila 29 de Outubro em mutirões de limpeza.
- Coleta de mais de 41.986 mil toneladas de entulho vegetal e de construção na cidade.
- Mais de 2.933 mil toneladas de entulhos retirados dos rios da cidade.
- 10 ecopontos para descarte de inservíveis e recicláveis para coibir o despejo irregular de materiais em rios e áreas de preservação.

Curitiba bem cuidada
- Tapa-buraco em 13,6 mil km de vias. 2,5 mil km só em 2021.
- Roçada em 94,7 milhões de m². 17,3 milhões só em 2021.
- Manutenção de microdrenagem (limpeza de galerias, bocas de lobo, desassoreamentos de rios e córregos etc): 1,7 milhão de metros.
- Manutenção dos pontos de iluminação: 380.423.

(Fonte: SGM, Smop, Meio Ambiente)