A ligação das ruas Ministro Marcos Freire e Poeta Sidônio Muralha, no São Braz, executada pela equipe do Distrito de Manutenção Urbana da Regional de Santa Felicidade, mudou para melhor a circulação dos moradores. Pequeno em extensão - foram pouco mais de 30 metros de asfalto para unir as vias antes separadas por um canteiro – o novo trecho teve grande impacto para motoristas e pedestres.
Os motoristas não precisam mais fazer o desvio de duas quadras para ir de um ponto ao outro da rua. Para quem caminha o acesso ficou mais seguro, sem mato ou entulhos.
O serviço foi realizado a partir da solicitação da população e integra as ações de manutenção do pavimento, uma das frentes do programa Zeladoria Municipal da Prefeitura de Curitiba. O programa reúne um conjunto de serviços para revitalizar e manter em ordem os 75 bairros da cidade.
Nas administrações regionais são executados pelas equipes dos Distritos de Manutenção Urbana, que se encarregam de serviços regulares e contínuos. São ações mantidas mesmo durante a pandemia da covid-19, quando deixar a cidade limpa e organizada se torna ainda mais importante para a qualidade de vida das pessoas.
Considerado essencial e executado ao ar livre, o trabalho acontece seguindo os protocolos sanitários, como uso de máscara e de álcool em gel e o distanciamento social.
Pavimentação
Somente nos 12 bairros que integram a Regional Santa Felicidade, nos quatro primeiros meses de 2021 (janeiro a abril), as equipes fizeram 89.805 metros de serviços de pavimentação - 65.903 metros foram para manutenção de pista (tapa-buraco) e 23.902 metros de manutenção de revestimento primário (saibro).
“São intervenções de pequeno porte, mas prioridades para quem as solicita, porque corrigem ou mantêm funcionando a estrutura do espaço onde se vive”, explica a administradora regional de Santa Felicidade. Simone das Chagas Lima.
A ligação das ruas Ministro Marcos Freire e Poeta Sidônio Muralha era uma reivindicação coletiva dos moradores locais, registrada no 156 e apresentada em audiências públicas. Um dos representantes da comunidade, o coordenador da Associação de Moradores das Plantas Jardim Savóia, Viviane, Jussara e Caiçara, Reinaldo Brosin, que é também guarda municipal, destaca a importância de o serviço ter feito.
“Pode parecer pouca coisa, mas teve impacto enorme no nosso dia a dia, melhorou para a toda a comunidade, era o que a gente queria e precisava”, comemora Brosin.
Livres do mato
Também integram o programa Zeladoria Municipal os serviços de roçadas, limpeza de galerias pluviais e bocas de lobo e sinalização e vias.
De janeiro a abril deste ano, as equipes trabalharam para manter roçados 702.544 metros quadrados de área em canteiros centrais e laterais de ruas, terrenos municipais, equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas, dos doze bairros da regional. A área roçada em quatro meses equivale a 85 campos de futebol.
Em frente a imóveis particulares, cabe ao proprietário a manutenção da limpeza e da roçada.
Para não alagar
A zeladoria em dia também previne contratempos, como alagamentos e vazamentos que são evitados a partir da desobstrução de galerias e tubulações de águas pluviais. Foi o que aconteceu na Rua João Parize, em frente à casa onde mora João Bueno Barbosa, que fez a solicitação do serviço para limpeza e contenção de uma erosão na galeria de água pluvial.
Com a intervenção realizada pela equipe do Distrito de Manutenção Urbana de Santa Felicidade o problema teve solução e deixou de ser uma preocupação para o morador. Além desse serviço, as equipes executaram, de janeiro a abril, 7.527 metros de serviços de drenagem, entre limpeza de galerias pluviais e caixas de captação, substituição de ralos, desobstruindo galerias pluviais e corrigindo de erosão, e reassentamento de tubos danificados.
Como solicitar
Os cidadãos podem solicitar a manutenção nos bairros ou melhorias nas ruas na Central 156, pelo aplicativo, telefone 156 ou site.
LEIA MAIS