Estudantes, músicos e interessados em aprofundar conhecimentos sobre instrumentos brasileiros e acessibilidade na música poderão participar de uma série de workshops gratuitos promovidos pelo Conservatório de MPB de Curitiba. As atividades acontecem entre os dias 20 e 30 de maio e contam com a participação de artistas e educadores, como Julião Boêmio, Junior Bier, João Egashira e Luiz Amorim.
Com temáticas que abordam desde a inclusão por meio da musicografia Braille até técnicas de arranjo para cordas brasileiras e vivências com a viola caipira e o cavaquinho, os workshops propõem encontros teóricos e práticos. É uma oportunidade de ampliar seus repertórios, promover trocas de experiências e fortalecer o ambiente da música popular brasileira.
As atividades acontecem no Conservatório de MPB de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 - São Francisco). São 30 vagas por atividade. A participação é gratuita e necessita de inscrição prévia pelo e-mail ribeirete_elis@yahoo.com.br. Mais informações pelo telefone (41) 3321-3208
Programação
Terça-feira, 20 de maio, das 19h às 22h
Workshop O Cavaquinho e suas Possibilidades e Variedades, com Julião Boêmio
Público-alvo: músicos e estudantes de música
O cavaquinista e arranjador Julião Boêmio conduz um bate-papo musical descontraído, compartilhando sua história, o processo criativo e as experiências profissionais. A oficina inclui análise de arranjos, composições autorais e histórias de bastidores.
Sábado, 24 de maio, das 9h às 12h
Workshop Arranjo para Cordas Brasileiras, com João Egashira
Público-alvo: estudantes de música e interessados com conhecimentos básicos de harmonia
Maestro e diretor da Orquestra À Base de Corda, João Egashira apresenta técnicas de escrita e planejamento de arranjos voltados a instrumentos de cordas típicos da música brasileira, como violões, cavaquinhos, bandolins e violas caipiras.
Terça-feira, 27 de maio, das 19h às 22h
Workshop A Utilização da Viola Caipira no Arranjo Instrumental, com Junior Bier
Público-alvo: estudantes de viola e interessados em escrever arranjos para o instrumento
Músico da Orquestra à Base de Corda e integrante de diversos grupos regionais, Junior Bier propõe reflexões práticas e teóricas sobre o papel da viola caipira nos arranjos. A oficina inclui prática coletiva e análise de diferentes abordagens do instrumento.
Sexta-feira, 30 de maio, às 14h
Oficina Apreciação Musical Inclusiva, com Luiz Amorim
Público-alvo: pessoas cegas ou com baixa visão, docentes e interessados em música inclusiva
Criador do projeto Música Tátil, Luiz Amorim compartilha sua experiência no ensino musical com o uso da partitura em Braille (musicografia Braille), promovendo uma escuta ativa e acessível para músicos cegos ou com baixa visão. A oficina não requer inscrição prévia.