Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Visita à rádio estimula estudantes em projetos de comunicação nas escolas

Visita à rádio estimula estudantes em projetos de comunicação nas escolas. Curitiba, 29/04/2015 Foto: Gabriel Rosa/SMCS

A rotina de produção de um programa de rádio foi conhecida de perto por 30 estudantes da Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna, no Barreirinha. O grupo esteve nesta quarta-feira (29) nos estúdios da Rádio 98 FM, em uma visita que faz parte do projeto “98 FM nas escolas”, uma parceria da Secretaria Municipal da Educação e o grupo GRPCom.

A parceria com a escola reforça outras atividades desenvolvidas com os estudantes da unidade por meio do projeto Radioescola, que acontece também em outras seis escolas municipais, com estudantes no contraturno. 

A visita à rádio faz parte da primeira atividade do projeto da Escola Julia Amaral Di Lenna que contará também com oficinas ministradas pelos técnicos da rádio e com conversas com estudantes do curso de Rádio e TV da Universidade Tuiuti do Paraná.

“Essa nova parceria fortalece ações como as que já desenvolvemos por meio do projeto Rádioescola e aproxima os estudantes de práticas da comunicação também eficientes no processo de aprendizagem”, disse a coordenadora do projeto Rádioescola na Secretaria Municipal da Educação, Silmara Campese Cesário.

Atentos ao que os locutores falavam e como agiam, os estudantes acompanharam todos os detalhes para o funcionamento da programação de uma rádio FM. O estudante Lucas Lopes, de 15 anos, foi um dos mais curiosos. Observou como funciona a dinâmica do rádio, quais as técnicas para garantir audiência e conquistar a compreensão do público. “Saber até como eles falam vai nos ajudar a fazer nossos próprios programas”, disse Lucas.

O objetivo do trabalho com a rádio nas escolas é estimular o protagonismo juvenil com o uso pedagógico de equipamentos de comunicação. Os estudantes passarão por atividades semanais para ambientá-los com a rotina de produção de um programa. Os assuntos do cotidiano servirão de base para os 30 estudantes montarem programas informativos e de entretenimento para serem veiculados nos recreios, diariamente.

“Aproximar o rádio da comunidade é o grande diferencial de um projeto como este, que possibilita uma voz diferenciada ao estudante dentro da escola”, disse Cora Catalina, gerente do projeto 98 FM nas escolas do Instituto GPRCom.

Jéssica Neves do Santos, de 15 anos, sabe que os veículos de comunicação colaboram para o aprendizado na escola. A estudante faz parte do grêmio estudantil da Escola Municipal Julia Amaral Di Lenna e destacou a utilização do rádio para ajudar a divulgar as ações do grupo. “Vamos poder falar sobre nosso trabalho no grêmio estudantil e fazer todos conhecerem melhor nossas atividades”, disse Jéssica.