Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Schubert e Rachmaninov

Violoncelista reconhecida mundialmente se apresenta em Curitiba

Prefeito Rafael Greca, acompanhado da primeira dama de Curitiba, Margarita Sansone, acompanha a apresentação da violoncelista sul-coreana Hayoung Choi, no Auditório Regina Casillo. Curitiba,10/10/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone acompanharam na noite desta terça-feira (10/10) a apresentação da violoncelista sul-coreana Hayoung Choi, ganhadora do Concurso Internacional Rainha Elizabeth, da Bélgica, em 2022.

O espetáculo foi realizado no Auditório Regina Casillo e a violoncelista estava acompanhada pela pianista Araceli Chacon. Duas obras foram interpretadas: Arpeggione, de Franz Schubert; e Sonata para Violoncelo e Piano, Op. 19, de Sergei Rachmaninov.

Mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim, Hayoung Choi também foi aluna da Universidade Nacional Coreana de Artes Myung-Wha Chung e Hyongwon Chang; da Purcell School para Jovens Músicos, na Inglaterra, com Alexander Boyarsky; e da Academia Kronberg, sob orientação de Frans Helmerson e Wolfgang Emanuel Schmidt.

“Foi um privilégio poder assistir um espetáculo como este. Curitiba se orgulha de poder receber a violoncelista sul-coreana Hayoung Choi, que é das mais consagradas musicistas de sua geração” disse o prefeito.

Para agradecer ao público, a dupla interpretou uma música do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Reino da Bélgica

Oferecida pelo Consulado-Geral da Bélgica, a turnê, com direção artística de Cristina Barros-Greindl e Fábio Caramuru, tem patrocínio da Coimpa/Umicore, BNP Paribas e Peróxidos do Brasil. Em Curitiba, tem apoio de Casillo Advogados, Solar do Rosário e Hotel Bourbon.

Acompanharam a apresentação a cônsul-geral da Bélgica em São Paulo, Valentine Mangez, e a cônsul Marie Gelders; o cônsul honorário da Bélgica em Curitiba, João Casillo, e a esposa, a produtora cultural Regina Casillo, eleita recentemente para a Academia Paranaense de Letras, e a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.