Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Orquestra da Camerata

Viola em destaque, músicos na percussão e a intensidade de Shostakovich no concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba

Viola em destaque, músicos na percussão e a intensidade de Shostakovich. Foto: Levy Ferreira/SECOM

Em Contrastes, concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba desta semana, o título resume bem o espírito do programa. Vai de La Folia, em que os músicos deixam momentaneamente seus instrumentos de cordas para assumir a percussão, passando por solos de viola marcantes, até chegar à peça de Shostakovich, compositor conhecido por sua intensidade dramática na obra que trata a dor da guerra.

O programa percorre séculos de criação musical e revela a diversidade da história da música ocidental. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria, nesta sexta-feira (29/8), às 20h, e no sábado (30/8), às 18h30, sob a regência do maestro Roberto Ramos (Venezuela/Brasil). Clique AQUI para comprar o ingresso.

O destaque da noite é o violista Guilherme Santana, atual chefe de naipe da Camerata Antiqua de Curitiba, que assume o protagonismo com a Fantasia para Viola e Orquestra de Cordas, de Johann Nepomuk Hummel. Escrita no início do século XIX, a obra se inspira em melodias de óperas célebres de Mozart e Rossini, mostrando a versatilidade da viola como instrumento solista.

Para Guilherme, estar à frente da orquestra pela primeira vez é um marco em sua trajetória. "É uma responsabilidade grande, mas também uma alegria enorme. A Fantasia de Hummel é uma obra que evidencia a expressividade da viola, instrumento que muitas vezes fica escondido no meio da orquestra. Ter a oportunidade de apresentar essa peça com a Orquestra de Câmara é um momento muito especial para mim", destaca o músico.

Outro momento curioso do programa é La Folia, tema tradicional que atravessou séculos de história. A versão de Francesco Geminiani (1729), baseada em Corelli, ganha aqui uma roupagem neobarroca da compositora Michi Wiancko (2011). Sua reinterpretação adiciona técnicas modernas como o uso da madeira do arco (col legno), sons próximos à ponte (sul ponticello), percussão feita pelos próprios músicos e até batidas de pés, transformando a obra em um espetáculo sonoro.

Encerrando o concerto, a orquestra interpreta a Sinfonia de Câmara para Cordas em Dó menor, de Dmitri Shostakovich. Originalmente composta como quarteto de cordas em apenas três dias, em 1960, a obra é considerada uma das mais impactantes do compositor russo. Carregada de referências autobiográficas, a peça reflete a dor da guerra, a opressão política e as inquietações existenciais do século XX.

Maestro convidado

O concerto será conduzido por Roberto Ramos, maestro venezuelano com carreira consolidada no Brasil e no exterior. Formado no prestigiado El Sistema de seu país natal, Ramos já atuou em importantes orquestras e participou de turnês internacionais, incluindo um concerto no Vaticano para o Papa Francisco.

Serviço

Orquestra de Câmara de Curitiba – Concerto Contrastes
Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba)
Sexta-feira (29/8), às 20h
Sábado (30/8), às 18h30
Ingressos no ZET: comprenozet.com.br