Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novo Mundo

Vila Leão vai ganhar infraestrutura e novas moradias

Moradores da Vila Leão irão receber obras da Cohab. Curitiba, 12/07/2021. Foto: Rafael Silva

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) vai realizar a implantação de infraestrutura completa na Vila Leão, no Novo Mundo. A obra, que contempla a execução de pavimentação, drenagem, iluminação, esgoto e recuperação ambiental, será executada com recursos próprios do município. O investimento de R$ 3,5 milhões inclui ainda a construção de 11 novas moradias e levará benefícios diretos para mais de 200 famílias.

“Resolver a infraestrutura da Vila Leão é uma solicitação da comunidade há alguns anos. Para atender a demanda da população reservamos recursos da Prefeitura, pois entendemos a importância de elevar a qualidade de vida dos moradores desta região”, explica o prefeito Rafael Greca.

Surgida há mais de 40 anos, a Vila Leão é uma das seis vilas que fazem parte do chamado “Bolsão Formosa” - ocupações irregulares que se formaram nas margens dos rios que compõem a bacia do Rio Formosa.

Urbanização

A Cohab atua na urbanização das vilas do Bolsão Formosa, nas quais já reassentou cerca de 400 famílias nos empreendimentos Moradias Ferrovila Minas Gerais (Guaíra) e Moradias Arroio (CIC), onde serão construídas mais 11 moradias. Ao todo, o projeto já beneficiou com urbanização mais de 1,5 mil famílias das vilas Leão, Formosa, Uberlândia, Canaã, São José e Nina.

Com ruas ainda em saibro, os moradores da Vila Leão sofrem com a lama e a poeira. Problema que está com os dias contados. A dona de casa Maria Helena da Silva, 64 anos, mora na Vila Leão há duas décadas.

“Desde quando cheguei aqui é um problema esse chão de terra, porque quando chove forma lama na rua e quando está sol fica muita poeira. Isso faz mal para a nossa saúde”, diz Maria Helena. “As obras são esperança para nós, era tudo que faltava para nos sentirmos mais tranquilos em viver aqui.”

Moradora da rua Visconde do Serro Frio, a também dona de casa Nilceia Silva Trindade, 55 anos, comenta o alívio que o projeto vai representar para a família dela.

“Na casa logo atrás da minha mora meu pai, de 87 anos, que tem enfisema pulmonar e faz tratamento com uso de oxigênio. Para ele, em dias de sol é impossível sair de casa e vir aqui fora, porque tem realmente muita poeira. Estamos bem contentes em receber essas obras, que já são um pedido antigo nosso”, comenta Nilceia.

Reassentamento

Para tornar possível a pavimentação da rua será necessário transferir algumas famílias que estão ocupando irregularmente a diretriz de arruamento. Elas serão reassentadas nas 11 casas a serem construídas no Moradias Arroio. As obras de infraestrutura e construção das casas estão em fase de contratação da empresa vencedora do edital de licitação.

“Habitação popular é mais do que construir e regularizar casas e terrenos. A Cohab também se preocupa em garantir a infraestrutura adequada ao bem-estar da população atendida”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.