O Centro da Juventude Vila Audi/União, que fica no bairro Uberaba, vai sediar a primeira unidade do Portal do Futuro, projeto que envolve diversas secretarias da Prefeitura de Curitiba. O centro deve entrar em funcionamento no início de setembro. O projeto tem a finalidade de oferecer à juventude atividades nas áreas de esporte, lazer, cultura e também cursos para facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho.
Outras duas unidades do Portal do Futuro serão entregues até o final deste ano. O objetivo é ter núcleos do projeto em cada administração regional até 2016.
O Portal trabalha com o conceito de criar um canal de diálogo com a juventude que realmente seja capaz de gerar comunicação e identificação do projeto com o público-alvo: jovens de 12 a 29 anos, com características e anseios diferentes. “Precisamos falar a língua do jovem para que eles nos entendam, e não podemos limitar a atuação ao esporte, lazer e ao aspecto profissional. Há complexidade de ações. Existe o jovem branco e o negro, o jovem com deficiência, o jovem que mora na zona sul, que mora na zona norte, cada um com demandas diferentes”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio de Oliveira Dutra Júnior.
A implantação do portal envolve a participação de órgãos municipais como a Fundação Cultural de Curitiba, Fundação de Ação Social, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Defesa Social e também Agência Curitiba. “Essa interdisciplinaridade é o grande diferencial do projeto. Somente as instalações físicas não vão resolver os problemas da juventude. Há necessidade de se debater e criar políticas públicas voltadas à juventude”, explica Dutra Júnior.
Nesta quarta-feira (15) foi realizada mais uma reunião do grupo de trabalho do Portal do Futuro, com a participação de secretarias e autarquias envolvidas no projeto. Os representantes visitaram as instalações do Centro da Juventude Vila Audi/União, que passará por adaptações e reformas para receber a primeira unidade do Portal do Futuro. Lá será desenvolvido o projeto-piloto para conhecer as demandas da juventude, com a criação de um comitê gestor, no qual os jovens vão discutir como pretendem utilizar esse espaço público.
A experiência obtida na Vila Audi/União servirá de base para a instalação das novas unidades do Portal do Futuro. Na sequência será a vez do Centro da Juventude Eucaliptos, no Boqueirão, passar por adequações, assim como o Clube da Gente e Centro de Esporte e Lazer, ambos no Bairro Novo.