Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Publicando uma HQ

Videoaula ensina como colocar uma história em quadrinhos no mercado

Criando uma HQ.

Como ultrapassar a fase da criação de uma HQ (história em quadrinho) e colocá-la no mercado é o assunto da quarta e última videoaula grátis que a Gibiteca publica, nesta segunda-feira (30/8), a partir do meio-dia. Ela poderá ser vista no Facebook e no Instagram da Gibiteca e da Fundação Cultural (FCC), que administra o espaço.

Depois de criar um grande personagem e roteiros de histórias incríveis para ele, os caminhos para chegar à viabilização financeira do projeto e consequente publicação precisam passar por uma das diversas formas de apoio concedido do poder público ou da iniciativa privada.

Elas serão apresentados pela artista e estudante de Produção Cultural Tayná Miessa. Também integrante da equipe da Gibiteca, Tayná adianta que o primeiro passo é caprichar na apresentação do projeto e, a seguir, definir que alternativa buscar.

Organizações e formas de apoio

Entre as formas oficiais de apoio estão a Lei de Incentivo Cultural e o Mecenato Subsidiado. Junto à área privada, o suporte financeiro pode vir de empresas, coletivos de desenhistas e editoras.

Outra dica da apresentadora, para evitar problemas com plágio e uso indevido da criação artística, é providenciar o registro tanto do projeto quanto do personagem na Biblioteca Nacional. 

O vídeo encerra a série de quatro aulas semanais da Gibiteca “Criando Uma HQ”. Os encontros anteriores abordaram as etapas do Roteiro, Desenho e da Arte-final.

Quem quiser rever as aulas anteriores pode acessar a playlist da Gibiteca no canal da FCC no Youtube.

 

Serviço: Videoaula sobre viabilização da HQ

Data: segunda-feira (30/8), às 12h

Links para a aula:
https://www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
https://www.youtube.com/user/fcccuritiba/videos
https://instagram.com/gibitecadecuritiba?utm_medium=copy_link
https://www.facebook.com/gibitecadecuritiba