Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diálogo

Vereadores de Curitiba aprofundam entendimento sobre revisão do Plano Diretor

Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal aprofunda entendimento sobre revisão do Plano Diretor. Foto: Foto: Jean Lucredi/CMC

Os integrantes da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), vereadores Rafaela Lupion (presidente), Laís Leão (vice-presidente), Indiara Barbosa, Da Costa e Pier Petruzziello, receberam nesta quarta-feira (30/7) equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria do Governo Municipal (SGM) para nova rodada de esclarecimentos sobre a revisão do Plano Diretor, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento da cidade. A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Curitiba e contou ainda com a participação do vereador Serginho do Posto, integrante do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba), pela CMC. 

O diálogo com o legislativo é uma das premissas do processo de revisão do Plano Diretor. Para Thomaz Ramalho, diretor de planejamento do Ippuc e coordenador-geral do processo, a estratégia de estabelecer canais com a sociedade para escuta ativa das demandas amplia os olhares sobre desafios e propostas para o desenvolvimento urbano sustentável da capital. “Trouxemos a proposta de realização de oficina estratégica ou apoio em oficinas livres para envolvermos o corpo legislativo nos debates. Esse alinhamento durante o processo reduz arestas na formatação da nova lei e acelera os trâmites”, avalia Ramalho.

A vereadora Rafaela Lupion, presidente da comissão, destacou a iniciativa do Ippuc em antecipar para a Câmara as discussões do Plano Diretor. “É um processo que colabora no amadurecimento das temáticas. Eliminamos dúvidas durante esses debates, para chegarmos à etapa de apreciação da proposta de lei, em 2026, com mais segurança”, disse. 

Uma das preocupações da Comissão de Urbanismo da Câmara é com o envolvimento de movimentos sociais e entidades de terceiro setor, especialmente durante as oficinas comunitárias que estão sendo realizadas nas regionais até dia 21 de agosto. “Importante intensificar a aproximação das administrações regionais junto às lideranças comunitárias e também engajar as outras secretarias municipais na divulgação do calendário de oficinas. Por aqui, podemos encaminhar a sugestão de divulgação também na comunicação da Câmara”, sugeriu a vereadora Laís Leão, vice-presidente da Comissão. 

Oficinas agendadas

O coordenador de fluxo de participação do processo, Pedro Sorrentino, antecipou que já há uma oficina de debate dos desafios agendada com a Rede do Terceiro Setor para dia 13 de agosto. Há 55 entidades mapeadas para busca ativa de participação no processo. “Se pudermos contar com a divulgação entre as associações e entidades que fazem parte das respectivas bases dos vereadores, teremos um valioso reforço no processo”, destacou. 

A agenda completa das oficinas comunitárias está disponível no site do Plano Diretor. Nesta quinta, será realizada a segunda rodada do Bairro Novo, na região do Umbará/Ganchinho. Na semana que vem, dia 5 de agosto, será na Regional Portão, e no dia 7, na Matriz. As oficinas são realizadas sempre às terças e quintas, até dia 21 de agosto.