O Natal de Curitiba 2025, além de encantar moradores e turistas, também está sendo comemorado pelos pequenos comerciantes próximos às atrações de fim de ano, com aumento das vendas em até 80% desde o fim de novembro. Trabalhadores autônomos e funcionários de estabelecimentos do Centro, como estacionamentos, lojas de suvenires, food trucks e até quem vende as disputadas pipocas, confirmam que a temporada deste ano está surpreendendo em público e vendas.
O casal Hilton Valério Viana e Maria Viana, que há 14 anos comercializa pipocas no Passeio público, relata que precisou comprar insumos, do milho aos saquinhos para armazenar o alimento, para dar conta da demanda dos espectadores do Natal Condor no Passeio Público. “Fora da época de festas, nós tínhamos de comprar dois sacos de 50kg de milho de pipoca por semana. Para atender o público que vem para o Natal deste ano, tivemos que dobrar a quantidade de material”, relata Hilton.
Para o comerciante, trabalhar na atração – que inclui o espetáculo Um Sonho de Natal na Ilha das Ilusões, carrossel e trenzinho - vai além de garantir o sustento da família.
“O Natal para mim é momento de dinheiro no bolso, mas o mais importante é que é um momento de as famílias estarem mais juntas, de pensar no próximo”, opina ele.
Expectativas altas
Michele Neves levou seu food truck para o Natal do Condor no Passeio Público e também comemora as vendas de salgados. Há 13 anos, ela trabalha em feiras na cidade e não lembra de ter vivenciado um movimento de público tão grande como o da atração no primeiro parque da capital. “Diariamente, são milhares de pessoas no parque para apresentação. Trouxemos muito mais comida para atender todo este público”, diz a vendedora.
Largo da Ordem
“Há um aumento estimado de 80% nas vendas. Para atender à demanda tivemos que estender o horário de funcionamento e contratar freelancers”, revela Thays Rudenik, que há seis anos trabalha na loja Mister Mundo São Francisco, que reúne lembranças, artigos místicos e vestuário no Largo da Ordem.
Thays revela que está encantada tanto com os turistas que procuram a loja como com a programação do Largo da Ordem. Ela relata, inclusive, que no seu dia de folga assistiu ao Auto de Natal no Centro Histórico, que ocorreu no início de dezembro. “É emocionante, dá até vontade de chorar quando a gente vê”, recorda a vendedora.
Sem vagas
Na Praça Santos Andrade, que recebe dois shows de Natal (A Inesquecível Fábrica de Emoções e Abrace o Mundo) e atrações interativas para toda a família em seus jardins (Casa do Papai Noel e trenzinho elétrico), os estacionamentos estão tendo que colocar já no fim da tarde o cavalete com a placa “Lotado”.
Josadaque Santos, encarregado de um dos estabelecimentos ao redor do Natal da Praça Santos Andrade, estima que o movimento cresceu 70% por causa das apresentações que ocorrem tanto em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quanto do Teatro Guaíra.
“Tivemos que contratar dois funcionários para dar conta da procura por nosso estacionamento, aqui na Santos Andrade, especialmente de turistas. É um sucesso”, afirma Josadaque.
Aumento do número de turistas
Além de relatar aumento das vendas, os comerciantes também afirmam ter percebido um incremento no número de turistas que tem aproveitado o Natal de Curitiba.
As artesãs Edna de Oliveira Maia e Ivone Aparecida, que vendem suas criações para casa na Feira Especial da Natal da Praça Santos Andrade, relatam que o Natal está movimentando a região: “O pessoal está andando bastante. Aqui na praça, às 11 horas da noite ainda tem muita gente curtindo, especialmente pessoas de fora,” diz Ivone.
Sobre os turistas, a atendente em uma sorveteria próxima ao Largo da Ordem, Luciana Fiuza Rose, conta que percebe um crescimento no número de famílias de turistas. Para melhor receber estes visitantes, Luciana fez questão de colocar músicas de Natal no espaço, criando um ambiente acolhedor para quem passa.
“Quando as pessoas entram e está tocando música de Natal, cria outro clima, outro sentimento. Isso faz parte da magia da data”, diz Luciana.
Economia aquecida
O Natal de Curitiba 2025 reforça o compromisso da cidade de se tornar um destino e produto turístico competitivo em escala nacional e internacional, capaz de movimentar setores inteiros da economia.
Em 2024, o Natal de Curitiba reuniu 2,2 milhões de espectadores e movimentou R$ 399,9 milhões na economia local, segundo o Instituto Municipal de Turismo. Para 2025, a projeção divulgada pelo órgão municipal amplia ainda mais o alcance: 2,4 milhões de pessoas, 322 mil turistas e impacto econômico estimado de R$ 439,8 milhões, crescimento de aproximadamente 10% em todas as frentes.
O setor de hotéis já comemora a excelente ocupação de seus quartos. A partir deste fim de semana as reservas em vários hotéis apontam para uma ocupação de 100% nos fins de semana. Os registros de reservas confirmam, como vem ocorrendo nos últimos natais, que maioria dos turistas é de São Paulo, Santa Catarina e do interior do Paraná, mas também há grupos do Nordeste, Rio de Janeiro e até de países da América do Sul.
Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.