Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Vencedores do Pitch Live serão conhecidos nesta quarta-feira

Startups finalistas, mentores e jurados estiveram reunidos na final do Pitch Live 2021, na última segunda-feira (18/10).

 

Depois de uma final muito disputada entre os 12 finalistas na noite de segunda-feira (18/10), começa a contagem regressiva para o anúncio dos vencedores do Pitch Live 2021, a competição de startups do Vale do Pinhão. A cerimônia de entrega dos prêmios será nesta quarta-feira (20/10) durante o encerramento do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Congresso da Abes 2021), em Curitiba.

O vencedor do Pitch Live 2021 receberá o prêmio de R$ 50 mil e também serão reconhecidos a startup favorita do público e o mentor da empresa campeã, que ganharão R$ 10 mil (cada).

O Pitch Live 2021 é uma parceria da Prefeitura, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

Disputaram a final da competição as startups Alma/Única Entrega, Automa Vision, Enline, Exati, Kartado, Smartacqua, Liamarinha, Mobiler, Naila IOT, PwTech, Stattus4 e Ybyram. As concorrentes apresentaram para um corpo de jurados formado por representantes do Vale do Pinhão soluções (serviços e produtos) em áreas como cidades inteligentes, meio ambiente, saneamento, mobilidade e sustentabilidade.

Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, abriu a final do evento agradecendo a parceria com a Abes para a realização do Pitch Live 2021. “A competição está alinhada aos pilares do Vale do Pinhão, movimento da Prefeitura e ecossistema de inovação de Curitiba que busca desenvolver soluções inovadoras em áreas como empreendedorismo, reurbanização, mobilidade urbana, saúde, educação e meio ambiente”, justificou ela.

A presidente da Agência Curitiba destacou ainda que a competição une disputa e aprendizado, com foco no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores para cidades inteligentes, sustentabilidade e saneamento, bem como troca de informação com outras startups e o aprendizado com empreendedores que têm anos de mercado.

“Curitiba acredita que, ao incentivar o protagonismo das startups, que são apoiadas com políticas públicas, diálogo, maior eficiência dos serviços públicos e iniciativas como o Pitch Live, o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão atingirá um novo patamar de desenvolvimento econômico sustentável, beneficiando toda a população”, afirmou Cris.

Final

A final do Pitch Live 2021 ocorreu on-line, na noite segunda-feira (18/10), com as 12 apresentações rápidas (pitchs) dos finalistas. "As startups apresentaram soluções inovadoras para os mais diferentes segmentos. Todas com potencial de crescimento local, nacional e internacional", avaliou Cris Alessi.

O júri da final era formado por André Pamplona, Grupo RIC; Juliana Palácios, iCities; Cibelle Higino, Honey Island Capital; Pedro Hauer, Caravela Capital; Luciano Taborda, Bump Lab; Marcia Cavalcante, Win Angels; Priscila Assahida, Habitat Senai; Gustavo Melles, Founder Institute; Rubens Del Monte Cardoso, Minsait; João Paulo, Hotmilk/PUCPR; Frederico Lacerda, Agência Curitiba; Adriana Karam, Opet Investimentos e Curitiba Angels; Adriana Lobo, Sanepar; Aliny Borba, Sanepar; Gustavo Posseti, Sanepar; Aramis Camargo, Biotrop; Vinicius Camilo, Distrito; Carol Strobel, Redpoint Eventures; Edson Mackeenzy, The Venture City; Ibson de Campos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA); Caio Feijó, Invisto; Marcos Buson, Hards Industry 4.0; Pierre Siqueira, Abes-Startup; Rafael Tortato, Sebrae/PR; Rodrigo de Alvarenga, HAG Ventures; e Victor Hugo Domingues dos Santos, Realize Hub.

Alguns jurados já tinham participado das etapas eliminatórias do Pitch Live 2021 e apontaram a evolução das startups que chegaram à final e foram preparadas por mentores nas duas últimas semanas. “Tivemos um equilíbrio nunca visto, inclusive, com a participação de muitas mulheres empreendedoras”, destacou Márcia Beatriz Cavalcante, presidente da rede WIM Angels – Women Investment Movement. Já Rubens Del Monte Cardoso, diretor de Minsait, destacou o alto nível de todas startups. “Elas mostraram uma grande evolução desde o início da competição”, disse.

A final da competição teve mediação de Marlon Alves Cardoso, coordenador técnico da Agência Curitiba e responsável pela organização da competição.

Congresso

Lançado em 2020 pela Prefeitura e Agência Curitiba para dar visibilidade e atrair investidores para produtos e serviços inovadores de Curitiba durante a pandemia, o Pitch Live agora é aberto para startups de todo o Brasil. A competição deste ano teve 82 startups inscritas.

O Pitch Live 2021 está ocorrendo durante o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que começou no último domingo (17/10) e vai até quarta (20/10), em formato híbrido: de forma presencial, no Expo Unimed, em Curitiba, e também on-line, em plataforma digital exclusiva e interativa.

A competição do Vale do Pinhão tem patrocínio da Minsait, Dell Technologies, Biotrop, Sabesp e Sanepar.

Saiba mais sobre o Pitch Live 2021 e como acompanhar o anúncio da campeã no site da competição.

 

Os 12 finalistas da 3ª edição do Pitch Live Vale do Pinhão

  • Alma/Única Entrega (Mobilidade e transporte público), Curitiba (PR) – Renata Carvalho (mentora)
  • Automa Vision Tecnologias de Inteligência Artificial (Segurança e gestão urbana), Curitiba (PR) – Marcelo Pinheiro Vieira (mentor)
  • Enline Serviços de Tecnologia (cidades inteligentes), Barueri (SP) – Gilberto Passos Lima (mentor)
  • Exati Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas (Iluminação pública), Curitiba (PR) – Tiago Jesuino (mentor)
  • Kartado Tecnologia (cidades inteligentes), Florianópolis (SC) – Pedro Henrique Trindade de Souza (mentor)
  • Smartacqua Soluções Tecnológicas (Sistemas de abastecimento), São Paulo (SP) – Ana Paula Weigert (mentora)
  • Liamarinha Empreendimentos (Tratamento de efluentes), Mariana (MG) – Dalmo de Souza Marcolino (mentor)
  • Mobiler (Mobilidade e transporte público), São Paulo (SP) – Arnaldo Alves Rabelo (mentor)
  • Naila IOT (Monitoramento ambiental e gerenciamento de riscos e desastres), Curitiba (PR) – Erickson Johny Galindo da Silva (mentor)
  • PwTech (Sistemas de abastecimento), São Carlos (SP) – Vanderlúcia da Silva (mentora)
  • Stattus4 (Sistemas de abastecimento), Sorocaba (SP) – Flaviana Souza (mentora)
  • Ybyram Gamificação Sustentável (Educação ambiental), Curitiba (PR) – Alexandre Hashimoto (mentor)