Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Movimento mundial

Veja a programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Curitiba promove diversas atividades alusivas aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

 

Quinta-feira (25/11) é o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. Com ele, começa um movimento mundial de ativismo que vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em Curitiba, as atividades serão antecipadas (agenda abaixo) e começam nesta terça-feira (23/11), às 14h, com um encontro on-line destinado aos integrantes do Conselho Municipal da Mulher e da Delegacia da Mulher. A promoção dos 16 dias de eventos em Curitiba é da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.

“As ações visam informar o maior número de mulheres dos seus direitos, porque muitas não percebem os crimes aos quais são submetidas. Conhecimento é poder e mulheres empoderadas são menos vulneráveis”, reforça a assessora de Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, Elenice Malzoni.

Conheça a história

No dia 25 de novembro de 1960, na República Dominicana, foram assassinadas as três irmãs Mirabal, ativistas políticas, por ordem do ditador dominicano Rafael Leónidas Trujillo. Em 1991, a ONU instituiu o período de 25 de novembro a 10 de dezembro como os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, com ações em todo o mundo.

Programação

Data: 23/11 (terça-feira)
Horário: 14h
Local: encontro on-line fechado
Ação: A delegada Vanessa Alice, chefe da Delegacia da Mulher da capital, irá apresentar a estrutura para o Conselho Municipal da Mulher. Na ocasião também será debatido o Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar. 

Data: 24/11 (quarta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Escola Municipal CEI Doutel de Andrade (Rua Delegado Miguel Zacarias, 350 – Boa Vista)
Ação: projeto referente aos Direitos Humanos com a temática Mulheres. A ação ocorrerá com o apoio do Ônibus Lilás é direcionada os funcionários e estudantes da escola.

Data: 25/11 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Rua da Cidadania do Boqueirão
Ação: com o apoio do Ônibus Lilás, a proposta é promover uma conversa sobre o combate a violência contra a mulher. O evento contará com a presença das mulheres que realizam atividades com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e a população em geral. 

Data: 25/11 (quinta-feira)
Horário: 17h30 às 18h
Local: Casa da Mulher Brasileira
Ação: entrega de materiais informativos no semáforo em frente a CMB. A programação conta com o apoio do Ônibus Lilás.

Data: 1/12 (quarta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Regional Portão
Ação: a programação conta com o apoio do Ônibus Lilás, ponto de referência na regional para a entrega de material informativo de combate a violência contra a mulher e material informativo da pessoa com deficiência. A entrega vai acontecer em dois locais, no ginásio da Rua da Cidadania no período da vacinação e no terminal da Fazendinha.

Data: 2/12 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Unidade de Saúde Parigot de Souza. Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado
Ação: entrega de material informativo no combate a violência contra a mulher e material informativo da pessoa com deficiência. A entrega vai acontecer no distrito sanitário Bairro Novo no período da vacinação.

Data: 6/12 (segunda-feira)
Horário: 10h às 12h
Local: Casa da Mulher Brasileira
Ação: Campanha do Laço Branco (mobilização dos homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher). Para marcar o dia, terá um laço branco em frente à Casa e os homens que trabalham no local vão colocar um laço branco na roupa.

Data: 7/12 (terça-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: Salão Nobre, Prefeitura Municipal de Curitiba.
Ação: palestra com a psicóloga Edilayne Ribeiro e com o estudante Angelino Coaquinda Cassova Domingos.

Data: 7/12 (terça-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Salão Nobre, Prefeitura Municipal de Curitiba.
Ação: Palestra com Eduardo A. Leone, cônsul da Argentina, acompanhando do cônsul adjunto Sebastian Bertuzzi, sobre políticas de gênero para as mulheres naquele país. Também será abordada a violação de direitos das mulheres com deficiência.

Data: 9/12 (quinta-feira)
Horário: 9h às 12h
Local: On-line, plataforma Imap
Ação: Palestra com técnicos e convidados do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com a Assessoria de Políticas para Mulheres.

Data: 10/12 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: on-line, nas redes sociais do Instituto Alice Quintilhano (Facebook e Instagram)
Ação: Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, será realizada uma palestra sobre violência de gênero e suas especificidades. Palestrantes: Elenice Malzoni; delegada Tathiana Guzella, da Divisão de Homicidios e Proteção à Pessoa; e mediação de Suellen Cella Fernandes, coordenadora Jurídica do Instituto Alice Quintilhano.