Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Ecossistema de Grande Porte

Vale do Pinhão de Curitiba é Top 3 no Prêmio Nacional de Inovação

Representantes dos três finalistas da Categoria Ecossistema de Inovação de Grande Porte: o representante da Aliança pela Inovação de Porto Alegre (RS), Jorge Audy; o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto; e Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, representando o Vale do Pinhão, de Curitiba (PR). Foto: Divulgação

O Vale do Pinhão de Curitiba sagrou-se na noite desta terça-feira (26/9) um dos três principais ecossistemas de inovação de grande porte do Brasil, na entrega do Prêmio Nacional de Inovação 2023 (PNI), durante cerimônia realizada durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, realizado em São Paulo (SP).

“Com mais este reconhecimento, o Vale do Pinhão mostra que o Brasil inteiro já sabe que curitibano tem a inovação em seu DNA. Desde 2017, quando a Prefeitura promoveu a integração deste ecossistema e o batizamos com nome da nossa semente típica, o pinhão, nosso objetivo era o que vemos acontecer hoje: multiplicar prosperidade socioeconômica em nossa cidade”, destacou o prefeito Rafael Greca.

Este é o segundo ano consecutivo que Curitiba é reconhecida no Top 3 do prêmio, na categoria Ecossistema de Inovação de Grande Porte da principal premiação de iniciativas inovadoras do país, organizado pelo Sebrae Nacional, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

“É com grande orgulho que o Vale do Pinhão recebe esse reconhecimento de estar, mais uma vez, entre os melhores em inovação do Brasil, resultado de um trabalho realizado a muitas mãos e mentes criativas de Curitiba, disponíveis a compartilhar boas ideias e prosperar juntos”, disse o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

Paixão e o coordenador técnico de Ambientes de Inovação da Agência Curitiba, Marlon Alves Cardoso, receberam a premiação na cerimônia em São Paulo (SP), acompanhados do gerente de Negócio do Sistema Fiep, Lucas Nogara, do consultor do Sebrae-PR Vinicius Galindo de Mello e do diretor da Hotmilk, Marcelo Moura Fernandes, que representaram os atores do ecossistema do Vale do Pinhão, que engloba poder público, empresas, meio acadêmico e sociedade civil.

Em sua 8ª edição, o PNI 2023 teve 3.005 inscritos, maior número desde 2017. Nas categorias de ecossistemas de inovação, houve recorde de inscrições: 111 participantes, sendo que 22% foram do Paraná, estado com a maior contribuição nacional.

A cerimônia de premiação reuniu 56 finalistas no São Paulo Expo, na capital paulista, em categorias para empresas de pequeno, médio e grande porte, pesquisadores e ecossistemas das cinco regiões do país, reconhecidos pelas melhores práticas em inovação nos setores do comércio, indústria e serviço.

Techroad

O Vale do Pinhão chegou ao top 3 da premiação ao lado de ecossistemas de parceiros do Tech Road: Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), destacando a relevância do programa de atração de investimentos em tecnologia para a Região Sul, do qual também fazem parte os ecossistemas de Caxias do Sul (RS) e Joinville (SC). A capital catarinense venceu a categoria.

Curitiba passou a integrar o programa em maio de 2022, com o Vale do Pinhão, a partir da assinatura de um termo de cooperação assinado pelo prefeito Rafael Greca e os prefeitos dos demais municípios integrantes.

Vale integrado

Para chegar ao reconhecimento, o Vale do Pinhão dedicou sete meses ao processo seletivo, entre inscrições, avaliação e validação para a escolha dos premiados do PNI 2023. Responsável por compilar as informações que mostram a integração e ações dos atores do ecossistema curitibano, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação contou com representantes do Vale do Pinhão em todas fases do processo de avaliação do Prêmio Nacional de Inovação 2023.

Participaram instituições governamentais, aceleradoras, empresas, startups, fundos de investimentos, incubadoras, instituições de ensino superior como: Ademicom, Curitiba Angels, Condor Connect,Driva Tecnologia, Fundação Araucária, Honey Island, Hotmilk, madeiramadeira, PontoMais, Senai-PR, Tecpar, UFPR e Universidade Positivo.