Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vagas especiais

Usuários podem fazer credencial perto de casa, em sete Ruas da Cidadania

Cartão para vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção, os usuários podem fazer credencial perto de casa, em sete Ruas da Cidadania. Na imagem, Janete Ferreira, 62, aposentada na Rua da Cidadania Fazendinha. Curitiba, 19/07/2017. Foto: Levy Ferreira/SMCS

A unidade da Setran na Rua Benjamin Constant, no Centro, atende diariamente uma média de 40 pessoas que vão fazer a credencial para usar as vagas de estacionamento exclusivas para idosos e pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção. O grande movimento na sede administrativa faz com que o tempo de espera por atendimento chegue a 30 minutos. Enquanto isso, as unidades que funcionam em sete das dez administrações regionais atendem, por dia, de 5 a 15 pessoas e o tempo de espera é bem menor.

Silvia Nunes, coordenadora de Atendimento do Trânsito da Setran, diz que é importante que o usuário dê preferência aos postos próximos de sua casa. Os Núcleos Regionais de Atendimento do Trânsito funcionam nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha/Portão e Santa Felicidade. Este ano, de janeiro a junho, foram emitidas 7.414 credenciais. Enquanto na sede administrativa foram feitas 30% das emissões, núcleos como o do Bairro Novo responderam por apenas 4% do volume total de credenciais expedidas. Na Rua da Cidadania do Fazendinha foram 9%.

A aposentada Denise do Rocio Meira mora na CIC, regional sem Núcleo de Atendimento do Trânsito. Por isso, foi até o Fazendinha/Portão e rapidamente fez a credencial. “Esse serviço facilita nossa vida porque os estacionamentos estão sempre lotados, mas sempre há vaga para idoso”.

Janete Ferreira, também aposentada, mora no Portão, e optou por fazer a credencial ali na região mesmo, perto de casa.

Documentos

Para conseguir a credencial é preciso apresentar documento de identidade oficial, comprovante de residência em Curitiba, atual e em nome da pessoa que vai ser credenciada, e laudo médico do Detran (se o credenciado for o condutor) ou declaração do médico informando o grau de deficiência.

Quem tem direito a usar essas vagas são os idosos (com idade igual ou superior a 60 anos) e as pessoas com deficiência. Mas sempre mediante a apresentação da credencial que é emitida pelo órgão de trânsito municipal.

Nas cidades que não contam com esse órgão, o atendimento é feito pelo Detran ou pela Ciretran mais próxima do município. A pessoa que tem o direito ao benefício – mesmo que não seja o proprietário e/ou o condutor do veículo – deve estar presente na apresentação dos documentos e na retirada da credencial.

Infração

A credencial deve ser usada para ocupar uma das 889 vagas preferenciais das áreas de EstaR em Curitiba. A mesma regra vale para as vagas em locais privados, como supermercados e shoppings, por exemplo.

O uso irregular dessas vagas é uma infração de trânsito gravíssima, punida com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Silvia Nunes frisa que a multa é aplicada ao condutor idoso ou com deficiência se, ao estacionar, não tiver a credencial ou não deixar o documento exposto no painel do veículo.

Apesar de a natureza da infração ter passado de leve para grave no ano passado e para gravíssima neste ano, o número de motoristas multados cresceu em Curitiba. Em 2014 foram 8.894 notificações por estacionar em vagas para idosos e em vagas para pessoas com deficiência. Em 2015 foram 10.976, em 2016 foram 11.931 e este ano, de janeiro a maio, foram 4.367.

Como usar

A credencial de estacionamento para vagas especiais vale em todo o território nacional. Ela só pode ser usada pelo titular ou pelo motorista que estiver transportando o titular da credencial naquele momento. Ela é da pessoa e não do veículo. Então, o idoso ou a pessoa com deficiência pode usar em qualquer carro.

Em Curitiba, o uso da credencial não isenta do pagamento pelo uso da vaga. Então, é preciso lembrar de usar também o cartão do Estar.

Veja onde buscar atendimento

Rua da Cidadania do Bairro Novo

Rua Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *

Rua da Cidadania do Boa Vista

Avenida Paraná, 3.600 – Bacacheri

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h

Rua da Cidadania do Boqueirão

Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, 8.430 – Boqueirão

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h

Rua da Cidadania do Cajuru

Rua Pandiá Calógeras, 151-233 – Cajuru

Segunda a sexta, das 8h30 às 14h

Rua da Cidadania do Portão

Rua Carlos Klemtz, 1.726 – Fazendinha

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *

Rua da Cidadania do Pinheirinho

Avenida Winston Churchill, 2.033 – Pinheirinho

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h *

Rua da Cidadania de Santa Felicidade

Via Veneto, 42 - Santa Felicidade

Segunda a sexta, das 8h30 às 17h

* Poderá estar fechado durante o expediente por 1 hora, para intervalo.