A Urbanização de Curitiba (Urbs) lançou edital de seleção e contratação de permissionário para instalação do primeiro eletroposto público do município. O eletroposto ficará ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Botânico, onde antes funcionava um posto de combustível, em uma área de 300 metros quadrados.
O foco é atender veículos elétricos de táxis e aplicativos e, principalmente, de transportadoras de carga que atuam na área urbana. A intenção é oferecer, com os carregadores, a chamada “recarga de oportunidade” desses veículos, para completar o abastecimento de energia até o fim das atividades, antes do retorno para a garagem. O projeto tem como objetivo incentivar a utilização de veículos zero emissões e contribuir para as metas de sustentabilidade do município.
“Há um número significativo de empresas de logística que investem em veículos elétricos e o eletroposto vem para dar suporte a iniciativas alinhadas à sustentabilidade”, disse Pedro Romanel, diretor administrativo e financeiro da Urbs, responsável pelo projeto.
O edital prevê adequação, ocupação, instalação e exploração comercial e publicitária de eletroposto de recarga de veículos elétricos, com, no mínimo, dois carregadores de potência total mínima de 60 kW.
A abertura dos envelopes de propostas e habilitação está prevista para o dia 17/7, às 13h, na sede da Urbs (Av. Presidente Affonso Camargo, 330 – Estação Rodoferroviária/Bloco Central). Confira AQUI o edital e saiba como participar.
O vencedor será aquele que ofertar o maior percentual sobre a receita bruta mensal de venda de energia. O contrato tem duração de 18 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Isenção do EstaR
Para incentivar o transporte sem emissões na capital, os veículos elétricos contam também com isenção de EstaR em Curitiba. A Prefeitura tem trabalhado para divulgar a isenção do EstaR para veículos elétricos e facilitar o cadastro em uma parceria com a Laneshift, iniciativa co-liderada pelo C40 Cities e The Climate Pledge pela descarbonização de frotas na América Latina e na Índia.
Já são 57 veículos de transporte de carga e 2 mil veículos de passeio cadastrados. “Até o fim do ano, devemos chegar a 100 veículos de carga cadastrados para a isenção”, diz Pedro Romanel, da Urbs.
Atualmente são cerca de 20 mil vagas de EstaR em Curitiba, das quais 559 exclusivas aos veículos que fazem carga e descarga. “Isso facilita a operação logística das empresas que transportam mercadorias, particularmente nas áreas mais centrais, barateia o custo das entregas programadas e atrai investimentos dessas empresas para a capital”, resume Alessandro César de Souza Alves, gestor de transporte comercial da Urbs.