Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte coletivo

Urbs já revitalizou 45 estações-tubo desde março; 6 serão entregues nesta quinta-feira

Urbs já revitalizou 45 estações-tubo desde março; seis serão entregues na quinta-feira. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Seis estações-tubo que estavam desativadas totalmente por conta de obras de revitalização voltam a operar nesta quinta-feira (26/6). Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), com esse novo lote entregue, sobe para 45 o número de estações requalificadas desde o início do projeto, em março de 2025. O programa prevê melhorias em 69 estações-tubo até outubro.

Nesta quinta-feira voltam a operar as seguintes estações-tubo:

  • Antônio Lago sentido Santa Cândida;
  • Eucaliptos sentido Boqueirão;
  • Euclides da Cunha sentido Sítio Cercado;  
  • Hipólito da Costa sentido Boqueirão;
  • João Viana Seiler sentido Boqueirão;
  • Moysés Marcondes sentido Santa Cândida.

As estações-tubo estavam desativadas desde 10/6. Inicialmente previstas para terminarem em 23/6, as obras tiveram que ser prorrogadas por mais dois dias devido a problemas no abastecimento da fábrica que produz o piso de borracha ripadão, usado nas estações-tubo. O fornecimento já foi normalizado, segundo Alceu Portela, gestor da área de manutenção da Urbs. As linhas que param nas estações que voltam a operar são:

  • 203 - Sta Cândida/C. Raso
  • 502 - Circular Sul (Horário)
  • 503 - Boqueirão
  • 602 - Circular Sul (anti-horário) 
  • X12 - Especial Boqueirão

Mais conforto

O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficam desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus.