Iniciada como projeto piloto no Terminal Pinheirinho em julho do ano passado, a integração temporal foi ampliada neste mês para os outros cinco terminais que dão acesso a Ruas da Cidadania e ao Shopping Popular. Com a modernização do sistema, o usuário ganha tempo, segurança e autonomia, já que não precisa mais apresentar documento e preencher uma guia na saída do terminal para entregá-la no retorno, devidamente carimbada nos pontos de serviço a que tenha comparecido na Rua da Cidadania.
Agora, basta passar o cartão transporte nos validadores instalados nos terminais (perto das antigas cabines de integração) e nas Ruas da Cidadania ou Shopping Popular para sair e voltar ao terminal sem pagar nova passagem. Ao sair, o cidadão terá 10 minutos para passar o cartão no validador da Rua da Cidadania e duas horas para voltar ao terminal.
A integração com as Ruas da Cidadania foi implantada há mais de 20 anos nos terminais Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade, Fazendinha e Capão Raso – neste caso a integração é com o Shopping Popular.
Desde então, essa integração era feita com o preenchimento de formulários. Com o aumento da demanda e da estrutura de comércio e serviços do entorno, o preenchimento de guias gerava filas. Agora basta passar o cartão no validador do terminal e da Rua da Cidadania, o que significa agilidade, segurança e tranquilidade para usuários e operadores.
Desde o ano passado, quando a integração temporal foi implantada no Terminal Pinheirinho, os funcionários das cabines de integração dos outros terminais vinham informando os usuários da mudança que iria ocorrer na sequência. Em dezembro passado, a Urbs colocou cartazes nas cabines de integração avisando da mudança do sistema a partir do dia 4 de janeiro e, até o dia 7, manteve funcionários nas cabines para orientar os usuários.
A implantação da integração temporal com as Ruas da Cidadania também é um incentivo para que o usuário faça seu cartão transporte. O uso do cartão é uma das principais ferramentas para ampliar a segurança do sistema, uma vez que reduz o volume de dinheiro em espécie nos ônibus, terminais e estações tubo. Atualmente, em torno de 62% das passagens são pagas com cartão transporte. Até 2012 esse índice ficava em torno de 50%.
O cartão transporte da Urbs é emitido gratuitamente (1ª via) nos núcleos de atendimento ao usuário na Rodoviária, e nas Ruas da Cidadania. O cartão é feito na hora, bastando apresentar documento de identidade com foto e CPF e informar o endereço. Para fazer o cartão da Urbs não é preciso morar em Curitiba. Até mesmo estrangeiros ou moradores de outros estados podem fazer o cartão transporte da Urbs sem custo. Atualmente, há 1, 7 milhão de cartões transporte ativos.
Como funciona
- Para ter direito à integração temporal entre terminal e Rua da Cidadania (ou Shopping Popular), é preciso ter o cartão transporte emitido pela Urbs.
- A integração com a Rua da Cidadania ou Shopping Popular deve ser feita dentro de uma hora a partir do momento em que o cartão foi utilizado em um terminal, ônibus ou estação tubo. Ou seja, cada crédito utilizado no sistema de Curitiba dá direito, dentro de uma hora, a uma integração com a Rua da Cidadania.
- A entrada no sistema não pode ocorrer no mesmo terminal onde será feita a integração com a Rua da Cidadania. Por exemplo, quem passa na catraca do Terminal Pinheirinho não poderá fazer integração com a Rua da Cidadania do Pinheirinho.
- Quando passar o cartão no validador de integração do terminal, o usuário terá dez minutos para revalidar o cartão na Rua da Cidadania.
- O sistema não aceita cartão avulso ou de outros sistemas de transporte. Usuários do sistema metropolitano, por exemplo, podem fazer essa integração desde que tenham cartão da Urbs e o utilizem no mínimo uma hora antes em um terminal, ônibus ou estação do sistema urbano de Curitiba.
- Em caso de bloqueio do cartão – o que pode ocorrer por falta de utilização do cartão, o usuário pode procurar a Urbs, na Rodoviária ou nas Ruas da Cidadania, para desbloquear, Informações sobre emissão, carga de créditos e desbloqueio do cartão estão disponíveis no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br)
- O serviço de integração temporal entre os terminais Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade e Fazendinha com as Ruas da Cidadania funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. A integração do Terminal Capão Raso com o Shopping Popular funciona de segunda a sábado das 9h às 21h15.