Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança

Urbs avalia novas tecnologias para estações tubo

Estação-tubo Santa Bernadethe, na Linha Verde. Curitiba, 01/03/2011 Foto: Luiz Costa/SMCS

A Urbs vai abrir nesta segunda-feira (12) o prazo para apresentação de projetos piloto de sistemas eletrônicos de abertura e fechamento de portas de estações tubo da Linha Verde. O objetivo é avaliar novas tecnologias para estações como as cinco já existentes – São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal – e outras oito estações previstas no trecho Norte, entre o Jardim Botânico e o Atuba.

Como acontece com outros projetos piloto – câmeras de vigilância em ônibus, estações e terminais; e telas de LCD para transmissão de vídeo nos ônibus - também os projetos para portas de estações tubo no modelo das estações da Linha Verde serão publicados no site da Urbs. A apresentação dos projetos deve ser feita dentro de normas específicas disponíveis na página inicial do site www.urbs.curitiba.pr.gov.br no item Normas para Implantação de Projetos Piloto.

Inovadoras - Maiores, mais amplas e confortáveis, com portas dos dois lados e desenho que permite embarque e desembarque em nível mesmo em ônibus que têm degraus, estas estações foram implantadas a partir de um projeto inovador e passarão a contar também com tecnologia diferenciada na abertura de portas.

Formadas por dois tubos geminados, as estações têm película interna que reduz a incidência da luz solar e aumenta o conforto térmico propiciado também por coberturas com chapas de aço cobertas com material isolante. Elas também são climatizadas com renovação do ar que passa por um sistema de desinfecção garantindo a entrada de ar 100% puro a cada 90 segundos.

Integração - A partir da implantação da Linha Verde, os ônibus que antes apenas cruzavam a BR fazendo integração somente nos terminais, agora param nas estações. Isso permite que o passageiro que se desloca a partir dos bairros possa mudar de ônibus sem pagar nova passagem e sem precisar se deslocar até terminais de transporte como Capão Raso ou Pinheirinho.

É o caso, por exemplo, de quem usa as linhas São Pedro, Urano, Fanny, Gramados, Alto Boqueirão e Xaxim que já não precisam seguir a um terminal para mudar de ônibus. Moradores do bairro Parolin também passaram a ter acesso à Rede Integrada.

Ligeirão – A Linha Verde Sul foi também o primeiro eixo de transporte da cidade a contar com o sistema Expresso Ligeirão, atualmente feito por ônibus biarticulados na cor azul, com capacidade para 250 passageiros e 28 metros de extensão, os maiores em funcionamento no mundo. O Ligeirão Pinheirinho-Carlos Gomes, transporta por dia em torno de 30 mil passageiros.