A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Campo Comprido é o próximo equipamento da rede de urgência e emergência da Saúde a passar por uma ampla revitalização. Desde a zero hora desta segunda-feira (04), a UPA está fechada e todos os atendimentos de urgência e emergência serão redirecionados às outras oito UPAs de Curitiba. Na última segunda-feira (28), a UPA Fazendinha, que passou cerca de quatro meses em reforma, foi reaberta ao público.
Entre as obras programadas, há questões estruturais como a revisão da tubulação da água pluvial e de esgoto, reforma do telhado e troca do piso de alguns ambientes que exigem que o local esteja isolado.
Estão previstas ainda a revisão de toda a rede elétrica, adequação da sala de espera dos pacientes e da sala de observação, instalação de uma farmácia satélite (utilizada para a distribuição de medicamentos aos funcionários, que antes retiravam diretamente no almoxarifado), pintura interna e externa, entre outros detalhes. A reforma deve levar entre 90 e 120 dias.
Atendimentos
Todos os atendimentos de urgência e emergência serão redirecionados às outras oito UPAs de Curitiba, principalmente a UPA Fazendinha e UPA CIC, que são as mais próximas da UPA Campo Comprido. As situações que não exigem atendimento prioritário serão encaminhadas às unidades básicas de saúde onde o usuário é cadastrado.
O secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, explica que o monitoramento feito pela Depártamento de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde durante o fechamento da UPA Fazendinha – entre novembro de 2015 e março de 2016 – mostrou que não houve sobrecarga significativa sobre os demais equipamentos da rede. Os pacientes que recorreram às UPAs próximas da Fazendinha – caso das UPAs Pinheirinho, Campo Comprido e CIC – eram os casos reais de urgência e emergência. As demais situações foram encaminhadas para as unidades básicas de saúde da região.
Para exemplificar, Titton destaca que os números dessas três UPAs mostram uma redução no total de atendimentos em 2015, quando comparado aos anos anteriores. Na UPA Campo Comprido, ao longo de todo ano passado foram realizados pouco mais de 110 mil atendimentos, contra 137 mil em 2013 e 116 mil em 2014.
O mesmo se verificou na UPA CIC, com 130 mil atendimentos em 2015. Já em 2013 foram 156 mil e, em 2014, 146 mil. “Desde 2013, estamos fazendo um trabalho de conscientização dos usuários para explicar o objetivo real de termos equipamentos de urgência e emergência, que são unidades com estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e os hospitais. Entretanto, ainda é grande o número de pessoas que recorre às UPAs para resolver questões como gripes, resfriados e outras situações menos graves que deveriam ser atendidas nas unidades básicas, com a equipe de saúde que normalmente acompanha o usuário”, explicou.
A UPA Campo Comprido realiza, em média, 300 atendimentos diários, dos quais apenas cerca de 20% são situações de urgência e emergência. Os pacientes serão orientados a buscar atendimento nas UPAs mais próximas (veja relação abaixo) ou ainda nas unidades básicas onde são cadastrados.
Onde buscar atendimento:
Procure a sua UNIDADE DE SAÚDE ou até a UNIDADE MAIS PERTO DA SUA CASA.
Em caso de URGÊNCIA e EMERGÊNCIA, procure uma das UPAs mais próximas:
UPA 24 Horas Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.883 – Fazendinha, ao lado da Rua da Cidadania | 41 3314-5110 / 3314-5112)
UPA 24 Horas Matriz (Rua General Carneiro, 181 – Alto da Glória – junto ao Hospital de Clínicas | 41 3264-1834)
UPA 24 Horas CIC (Rua Senador Accioly Filho, 3.370 – CIC | 41 3314-5098)