A Unidade de Saúde Vila Clarice, no Novo Mundo, que passou por uma reforma nos últimos 60 dias, reabriu para o público esta semana. Durante este período em que esteve fechada, os pacientes foram direcionados para outras unidades da região.
Ao todo, 99 unidades da rede básica de saúde de Curitiba serão revitalizadas até o fim de 2016. Destas, 47 já foram concluídas. Somente no Distrito Sanitário Portão, esta é a terceira unidade básica que recebe melhorias, depois das unidades Santa Quitéria I, na Santa Quitéria, e Estrela, na Fazendinha. As próximas unidades que receberão investimentos são Iracema, Capanema, São Braz, Santos Andrade e Menonitas.
Nesta quinta-feira (10), o secretário municipal de Saúde, César Monte Serrat Titton, esteve na US Vila Clarice para conferir o resultado das obras e acompanhar a rotina dos servidores e da comunidade que frequenta o espaço.
A revitalização da unidade de saúde teve um custo de R$ 41 mil e faz parte do programa federal Requalifica UBS – Unidade Básica de Saúde – pelo qual as 99 unidades serão reformadas. As paredes de madeira, luminárias e forro do teto foram trocados, assim como a maior parte do piso. Toda a estrutura recebeu uma nova pintura. Construída na década de 80, a Unidade de Saúde Vila Clarice é uma das mais antigas da rede pública de Curitiba e há dez anos não recebia nenhum investimento em obras. A unidade, inclusive, foi a primeira a trabalhar com o sistema informatizado, em 1998, que depois foi ampliado para toda a rede.
Titton ressalta a necessidade de se investir na revitalização dos equipamentos públicos de Curitiba, que conta com uma grande rede de saúde. “Temos unidades de saúde que foram construídas nas décadas de 70 e 80 e precisavam receber melhorias até para avançar na qualidade no atendimento à população. Esse trabalho é resultado do envolvimento dos usuários, trabalhadores e gestores para melhorar o dia-a-dia de quem utiliza ou trabalha no equipamento de saúde”, comentou.
A presidente do Conselho Local de Saúde, Maria Cristina Annes Santos, aprovou o trabalho de revitalização e destacou a importância desse investimento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. “É só benefício para a população”, disse. Segundo a coordenadora da US Vila Clarice, Elenise Motta, 20 mil pessoas estão cadastradas na unidade, que realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês, entre consultas, vacinas, atendimento odontológico e outros procedimentos.
Daiane Bueno da Silva, de 23 anos, e seu marido Luís Carlos Ferreira Júnior, 22 anos, foram levar a pequena Yasmin, de apenas oito dias de vida, para a primeira consulta na unidade. Daiane, que fez todo o pré-natal ali, disse gostar muito do atendimento recebido na unidade. “Com a reforma, vai ficar ainda melhor”, apostou.
O vereador Tico Kusma e o administrador regional do Portão, Marco Aurélio Mello, acompanharam o secretário de Saúde na visita à US Vila Clarice.