Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Domingo no Centro

Um gostinho da Festa da Uva em plena Rua XV

Domingo no Centro de julho traz brincadeiras, teatro de bonecos e serviços para a Rua XV. Foto: Pedro Ribas/SECOM


Neste dia 27/7, Colombo – município com 230 mil habitantes ao norte de Curitiba, famoso pela Festa da Uva - estreia no Domingo no Centro. A programação especial organizada pela Prefeitura de Curitiba no centro da cidade já trouxe as participações de Cerro Azul e Doutor Ulysses, com a safra de poncã, e Lapa e Rio Negro, que apresentaram o turismo tropeiro.

O evento, realizado uma vez ao mês, traz uma programação das 9h às 15h com brincadeiras, teatro de bonecos, foodtrucks, oficina de escultura e muitos serviços como o Sine Móvel e o ônibus da Urbs. A iniciativa reforça o compromisso de valorizar o centro como espaço de convivência, lazer e cuidado com a saúde dos curitibanos e integra o Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da história que une segurança reforçada, infraestrutura moderna e valorização cultural.

O superintendente da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Márcio Barros, explica que a presença dos municípios vizinhos é muito importante para divulgar os produtos turísticos e a cultura de cada localidade.

“As famílias curitibanas estão entre os principais visitantes do entorno, então quem passeia pela Rua XV no domingo agora tem uma ótima oportunidade de conhecer as surpresas que estão logo ali ao lado”, comenta Márcio.

Imigrantes, uvas e vinhos

A história de Colombo está intrinsecamente relacionada aos imigrantes italianos e à agricultura, com destaque para o cultivo de uvas. A fruta, inclusive, é tema da festa mais famosa cidade.

A história de Colombo começou no final da década de 1870, quando imigrantes italianos se estabeleceram na região, recebendo terras do governo provincial. 

Na época, a colônia foi chamada de Alfredo Chaves, em homenagem ao Inspetor Geral de Terras e Colonização. Em 1890, o lugarejo foi elevado à categoria de vila e recebeu o nome de Colombo, em homenagem a Cristóvão Colombo. 

A emancipação política de Colombo ocorreu em 1890, mas o município passou por momentos de anexação e restauração de sua autonomia. Em 1938, foi anexado a Curitiba, mas em 1943, voltou a ser um município autônomo. 

Atualmente, além da agricultura, a indústria de transformação, metalurgia e química também se destacam, com o comércio em expansão.

Na Rua XV

O Domingo no Centro é uma ação de várias secretarias e órgãos municipais. Participam as secretarias do Governo Municipal (SGM), do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), do Meio Ambiente (SMMA), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), do Desenvolvimento Humano (SMDH), da Defesa Social e Trânsito (SMDT), da Comunicação (Secom), da Saúde (SMS), da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), da Educação (SME), Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (SEDRMC), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Fundação da Ação Social (FAS), da Urbs, da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).