O ginásio do Tarumã ficou lotado para a quarta e última etapa do Desafio Xeque-Mate de Xadrez. Promovido pelas secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude e da Educação, em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná, a ação, realizada no sábado (10), contou com a participação de 528 crianças e adolescentes de 40 entidades de ensino da rede municipal e privada.
“O xadrez é um esporte que trabalha questões de raciocínio, disciplina e atenção e complementa as atividades desenvolvidas nas escolas”, disse a secretaria da Educação, Liliane Sabbag. “Ficamos muito felizes com a grande participação das crianças e adolescentes durante toda a competição, que contou com mais de 3 mil participações nas quatro etapas”.
O Desafio Xeque-Mate é dividido em 15 categorias, sendo uma aberta a comunidade, e disputado em seis rodadas durante o período da manhã e tarde. A divisão dos jogadores é realizada de acordo com a série e idade dos participantes.
Muitos participantes do evento disputaram outras etapas e destacaram que o campeonato ajuda a incentivar a pratica do xadrez. “Eu comecei a jogar há pouco tempo e estou adorando. Muitas amigas minhas, depois de verem quantas pessoas participam do Xeque-Mate, começaram a jogar e também vieram para a última etapa”, disse Julia de Barros Dias, de 10 anos e aluna da Escola Municipal Rio Bonito.
Lucas Felipe Pereira, de 8 anos e aluno do CEI Curitiba Ano 300, comemorou muito a sua participação. “Fiquei feliz porque joguei bem hoje e consegui vencer algumas partidas. Acho que estou melhorando e vou continuar treinando para quem sabe vencer uma etapa”.
“É muito bom poder jogar aqui. Toda etapa que participei estava cheia e sempre jogamos contra pessoas diferentes da nossa idade, o que ajuda bastante para que a gente melhore o nosso jogo e tenha mais vontade para treinar e participar de campeonatos e torneios”, disse a integrante do projeto de xadrez do CEI Eva da Silva, Luana Correa, de 10 anos.
Criado em 2011, o Desafio Xeque-Mate faz parte das ações da Prefeitura de Curitiba que visam difundir e divulgar a prática do xadrez na rede de ensino. Atualmente, 3,5 mil estudantes das escolas municipais jogam xadrez em horário de contraturno escolar, nas escolas de educação integral ou no programa Comunidade Escola, nos fins de semana.