Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Texto: Adriano Kotsan
Prefeitura de Curitiba
Em maio deste ano, a Prefeitura de Curitiba lançou o programa Centro Limpo, com uma nova logística na forma de fazer a limpeza na região central da cidade. Seis tuk-tuks elétricos, denominados Folha Volt - em referência à Família Folhas - estão sendo utilizados para recolher os resíduos de varrição do Centro.
Silenciosos e sem poluição, ou seja sem emissão de gases de efeito estufa, os veículos elétricos chamam a atenção de quem caminha pela região central e já trazem benefícios ambientais para Curitiba. Em quatro meses de operação (1º de maio a 17 de agosto), rodaram 18.722 km - o equivalente à distância entre Brasil e o Japão - sem emissão de poluentes. Foram 3.396 viagens, que levaram 141.013 sacos com resíduos. O total transportado chega a 264,8 toneladas, de acordo com levantamento feito pela empresa Estre, responsável pela coleta e transporte de resíduos em Curitiba.
Desde de maio até agora, os tuk-tuks elétricos evitaram a emissão de 3,9 toneladas de CO2 (3.932 kg), na comparação com veículos movidos a diesel.
André Agnelo, 29 anos, é coletor e um dos condutores dos tuk-tuks. Ele afirma que o trabalho de limpeza ficou mais ágil e dinâmico de ser feito.
“A vantagem que eu acho é que, por ser um veículo elétrico, não causa poluição. E também não tem barulho. É muito confortável para trabalhar”, afirmou Agnelo.
O condutor explicou que no começo da operação dos tuk–tuks, os veículos chamaram bastante a atenção das pessoas. “Agora o povo já está se acostumando, as pessoas já estão entendendo qual é o propósito do carrinho. Na medida que o pessoal vai perguntando a gente vai também explicando”, definiu Agnelo.
OUÇA AQUI
André Agnelo, coletor e condutor
Onde estão
Os veículos funcionam nos três turnos da coleta (manhã, tarde e noite). O perímetro de abrangência do programa Centro Limpo envolve as quadras entre as ruas André de Barros, Jaime Reis, Visconde de Nácar e Conselheiro Laurindo. Os pontos foram definidos pelo Departamento de Limpeza Pública, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Cada tuk-tuk carrega dois compartimentos para resíduos, a parte da frente é para a coleta comum e a parte de trás para os recicláveis.
Descarbonização
Toda essa mudança da logística da limpeza na região central também está alinhada dentro das metas do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), que tem a meta de tornar Curitiba neutra em carbono até 2050.
Ecoboxes
Além dos tuk-tuks elétricos, o programa Centro Limpo engloba as 38 Ecoboxes instaladas pela região central da cidade.
Com plotagens da Família Folhas, as Ecoboxes são caixas onde os varredores da Limpeza Pública colocam os resíduos que encontram nas proximidades. Esse material é retirado das Ecoboxes com os tuk-tuks elétricos. Em cada Ecobox também há um espaço para a população fazer o descarte de embalagens recicláveis, como garrafas de água, latas ou outros pequenos recipientes.
Logística
Após os resíduos serem retirados das Ecoboxes, eles são levados até as caixas compactadoras - uma na região do Largo da Ordem e outra perto do Mercado Municipal. Por fim, os resíduos seguem até o destino correto nos caminhões da Limpeza Pública.
Curitiba de Volta ao Centro
A ação também integra o programa Curitiba de Volta ao Centro, que tem como principal objetivo devolver o coração da cidade aos curitibanos, com requalificação urbanística e ambiental e integrando moradia, trabalho, segurança, cultura e lazer.
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget