Ir para o conteúdo
Segurança no transporte

Três pessoas são presas na 1ª Operação Fura-Catraca de 2026 em Curitiba

A Secretaria de Defesa Social e Trânsito numa ação integrada com a Urbs realizou a 1ª Operação Fura-Catraca de 2026, na linha Cabral-Portão. Curitiba, 28/01/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), em ação conjunta com a Urbs, deflagrou nesta quarta-feira (28/1), na linha de ônibus Cabral/Portão, a 1ª Operação Fura-Catraca de 2026. A operação busca fiscalizar e autuar os passageiros que entram nos ônibus do transporte coletivo sem pagar passagens. 

Dois homens e uma mulher foram presos e encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, no Portão. Um dos homens também foi encaminhado por posse de drogas - pedras de crack e um cachimbo para o consumo da droga.

Os fiscais da Urbs embarcaram nos quatro ônibus que fazem o itinerário da linha Cabral/Portão, para identificar pessoas que não pagavam a passagem. Já o Grupo Tático de Motos (GTM) e as equipes de área da Guarda Municipal fizeram as abordagens.

"A Operação Fura-Catraca se tornou permanente, acontece na linha Alferes Poli diariamente, mas também em outros pontos da cidade monitorados pelo nosso Departamento de Inteligência e identificados como críticos. Vamos continuar com as ações para que os passageiros possam utilizar o transporte com tranquilidade e segurança”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.  

O coordenador do Centro de Controle Operacional da Urbs (CCO), Maison Mazetto, explicou que a operação tem dois objetivos: coibir a invasão dos ônibus e garantir também a segurança dos usuários. 

“Essas operações são direcionadas a linhas estratégicas e estações-tubos mais sensíveis para manter a segurança dos usuários e acabar com a ação dos fura-catracas”, destacou Mazetto.

Operação Fura-Catraca em 2025 

7 operações
76 menores apreendidos 
80 adultos detidos pelo crime do Artigo 176 do Código Penal, por utilizar transporte coletivo sem ter recursos para pagar, que tem pena prevista de detenção ou multa.