Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conquista

Três equipes de robótica de escolas de Curitiba sobem ao pódio no Amistoso do Colégio Estadual do Paraná

Três equipes de escolas de Curitiba sobem ao pódio no Amistoso do Colégio Estadual do Paraná. Na imagem, estudantes premiados das escolas municipais Herley Mehl (bairro Pilarzinho), Júlia Amaral di Lenna (Barreirinha) e Papa João XXIII, no Portão. Foto: Divulgação

Três equipes de robótica de escolas municipais curitibanas ganharam destaque no Amistoso promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, no Alto da Glória, no último sábado (9/8).

O primeiro lugar ficou com a Atomic Bots, da Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho). Em segundo, a equipe Roboleague, da Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna (Barreirinha). E, na terceira colocação, a equipe Capivaras Robóticas, da Escola Papa João XXIII, no Portão.

Ao todo, a rede municipal de ensino de Curitiba participou com dez equipes, no nível 1 da competição.

“Ficamos muito felizes com esse resultado. Essas conquistas refletem o comprometimento de nossos estudantes e professores, bem como a qualidade do trabalho desenvolvido pela Secretaria no incentivo à ciência, tecnologia e inovação no ambiente escolar”, comentou o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

A robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras. De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias. 

“Além da competição, nossas equipes também aproveitaram a ocasião para realizar treinos na modalidade de robótica artística, reforçando o preparo técnico e a integração entre os participantes”, explicou a professora Dagmar Heil Pocrifka Bley, responsável pela Coordenadoria de Formação e Inovação da Secretaria Municipal da Educação.

Investimentos

Este ano, a robótica educacional na rede municipal de Curitiba completou 20 anos. Para marcar a data, no final de maio a Secretaria Municipal da Educação homenageou estudantes e professores e entregou 11 cortadoras a laser e 11 computadores de mesa, um kit para cada uma das equipes de alta performance. Os investimentos na área, em 2025, já somam R$ 198 mil.