A comunidade escolar da Escola Municipal Castro, no bairro Xaxim, agora conta com uma travessia elevada instalada neste mês dedicado à campanha do Maio Amarelo, de conscientização no trânsito.
A intervenção foi realizada na Rua Ayrton Pizzato Gusi, via que a maioria dos estudantes precisa atravessar para acessar a escola ou ir para casa.
Pais solicitaram melhoria
De acordo com a diretora da escola, Márcia Regina da Silva Klug, o trânsito da Rua Ayrton Pizzato Gusi oferecia perigo para a travessia dos estudantes nos momentos mais críticos, os horários de entrada e saída das aulas.
“Os pais das crianças se reuniram com o conselho da escola e com a vice-diretora Camila (Rocha) para pedir a travessia elevada, porque o trânsito aqui é bem complicado, passa a linha de ônibus Maringá e tinha apenas uma faixa de pedestre a qual não era respeitada pelos motoristas”, justificou a diretora.
OUÇA AQUI
Márcia Regina da Silva Klug, diretora da EM Castro.
Pedido acolhido e atendido
Ela explicou que a solicitação foi prontamente atendida pela Regional Boqueirão, que orientou a comunidade como proceder para ter a melhoria. “A partir daí foi realizado um estudo e constatada a necessidade da implantação da travessia. E agora, no Maio Amarelo, ela foi feita”, comemorou.
A implantação de travessias elevadas é regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e os municípios devem seguir as resoluções. Para que sejam projetadas, o estudo técnico de engenharia de tráfego deve provar que há um risco significativo de acidentes causados por excesso de velocidade no local ou desrespeito aos pedestres.
Além de melhorar a segurança dos estudantes, a travessia elevada foi implantada 20 metros antes da esquina com a Rua Borrazópolis, recebeu placa de sinalização e piso táctil nas calçadas para orientar os pedestres.
A Escola Municipal Castro existe há 49 anos e conta atualmente com 280 alunos matriculados.