Ir para o conteúdo
Novo viaduto

Trânsito no limite entre Curitiba e Pinhais terá mudanças a partir desta quarta-feira

Trânsito no limite entre Curitiba e Pinhais terá mudanças a partir desta quarta (4). Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Texto: Ricardo Sabbag Zipperer

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

O avanço das obras do novo Viaduto Curitiba-Pinhais, no Capão da Imbuia, exigirá um desvio no trânsito de veículos que chegam a Curitiba pela Rodovia João Leopoldo Jacomel, vindos de Pinhais, a partir desta quarta-feira (4/2), às 9h. 

O trânsito entre a Rodovia João Leopoldo Jacomel e a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no sentido Curitiba, será desviado pela nova ponte recém-construída sobre o Rio Atuba, entre as ruas Santa Helena, em Pinhais, e Brasílio de Lara, em Curitiba. 

A construção do novo viaduto integra o projeto Novo Inter 2 (Lote 4, pacotes 3 e 4).

Por que o desvio é necessário?

O desvio é necessário para dar continuidade aos serviços de fundação do novo viaduto que ligará os dois municípios, obra parte do projeto do Novo Inter 2, que está em execução no local. 

Além da fundação, a nova frente de serviços fará recomposição de pavimento e a execução da fundação de terra armada, que sustentará as pistas do novo viaduto. Após a implantação do desvio, está programada a demolição da ponte existente.

Atenção, motorista

Devido às obras, o tráfego na via será reduzido para uma faixa de pista a partir da altura do condomínio Grand Chateau Residencial, em Pinhais, pela extensão de cerca de 450 m, até o limite do asfalto com o novo pavimento de concreto, já em Curitiba. 

O tempo previsto para conclusão desta etapa da obra é de 50 dias, conforme as condições climáticas. A construtora responsável pela execução do Lote 4 – Pacotes 3 e 4 do Novo Inter 2 deverá implantar a sinalização provisória necessária, bem como sinalização horizontal e vertical, conforme orientação da Setran Curitiba.

“As obras do viaduto Curitiba-Pinhais estão avançando dentro do cronograma e tanto quem passa de carro quanto quem vive e trabalha na região já pode perceber a dimensão dos benefícios trazidos”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas de Curitiba, Luiz Fernando Jamur.

Com 155 metros de extensão e 25 metros de largura, o novo viaduto terá três faixas de rolamento em cada sentido, além de duas pontes marginais sobre o Rio Atuba, já em operação. As pontes têm 35 metros de comprimento, 13,4 metros de largura, duas faixas de tráfego e, quando finalizadas, passeio para pedestres de quase três metros e barreiras de proteção. O pacote de obras inclui ainda uma rotatória e um sistema viário complementar.

Novo Inter 2

A construção do novo viaduto Curitiba-Pinhais e requalificação da infraestrutura viária da região é uma das etapas de implantação do Novo Inter 2, programa de modernização do trajeto da Linha Direta Inter 2, que transporta cerca de 180 mil passageiros diariamente, passando por 28 bairros de Curitiba.

O projeto abrange mais de 38km de obras, com investimentos de US$ 106,7 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartidas do município de Curitiba. s obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). 

Os processos de gestão de todo o projeto, incluindo licitação, gerenciamento de obras e supervisão ambiental e social, são conduzidos pela Unidade Técnico-Administrativa de Curitiba (Utag), órgão responsável pela coordenação de projetos da prefeitura com financiamento de organismos internacionais.

PRO Curitiba

Lançado em 2025 pelo prefeito Eduardo Pimentel, o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão municipal entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão, como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.