A diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Denise Moraes, vai mostrar o trabalho desenvolvido por sua área na capital em seminário que será realizado em Porto Alegre (RS) esta semana.
O evento vai reunir especialistas que abordarão questões de engenharia, mobilidade urbana e acessibilidade – pontos fundamentais para as pessoas com algum tipo de deficiência.
“Vamos apresentar o trabalho do departamento e explicar sobre o modelo social da deficiência, o acesso dessas pessoas a direitos e serviços e as questões de inclusão na área do trânsito e transporte”, diz Denise.
Segundo ela, objetivo é estimular os participantes a pensarem as questões de acessibilidade como um dos fundamentos do trânsito humanizado.
“A ideia é possibilitar que as pessoas possam ser agentes desta transformação social em favor da inclusão das pessoas com deficiência”, afirma.
Trabalho continuado
Em Curitiba, o Departamento da Pessoa com Deficiência existe há 36 anos, trabalhando de forma contínua na promoção da cidadania dessa parcela da população.
Assistência, serviços e eventos são realizados por meio de uma rede integrada. Em 2022, já foram realizados mais de 9.000 atendimentos em Curitiba, em cinco setores: Empregabilidade, Transporte Acesso, Central de Libras, Orientação Jurídica e Apoio Psicossocial.
“A pessoa com deficiência precisa de apoio e políticas públicas que garantam e melhorem sua inclusão na sociedade”, diz Fernanda Primo, coordenadora do departamento.
Pelo trabalho do Transporte Acesso, por exemplo, uma nova roteirização realizada nos ônibus que atendem os beneficiários melhorou em 30% os atendimentos.
Serviço: VI Seminário Cidades em Trânsito
Porto Alegre (RS)
22 a 24 de junho de 2022
Palestra Denise Moraes: 23/06 (quinta-feira), às 15h
A participação é grátis e pode ser presencial ou on-line
Mais informações pelo site do evento
LEIA MAIS