Usuários da estação Rodoviária de Curitiba passam a contar a partir desta quinta-feira (24) com mais um ponto de comodidade: um totem em que podem imprimir passagem comprada pela internet.
O totem foi implantado pela empresa Viação Garcia para atender seus clientes, mas a expectativa é que o mesmo sistema venha a ser adotado na sequência por outras empresas.
A implantação de totens para impressão de passagens faz parte também do projeto de revitalização da Rodoviária, que deve ser iniciada no ano que vem. O sistema começou a ser adotado há três anos, na área interestadual, pelas empresas Auto Viação Catarinense, Viação Cometa e Expresso do Sul.
Ao comprar o bilhete pela internet o passageiro obtém uma senha para impressão no totem, quando chegar à Rodoviária. Assim, ele não precisará mais entrar na fila de passageiros que compram seus bilhetes no guichê.
“A idéia é reduzir filas permitindo embarques mais rápidos” explica o gestor da área de Comercialização da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, Pedro Rosso. A Urbs é responsável pelo gerenciamento da rodoviária.
Como funciona – Ao comprar a passagem antecipadamente pela internet, para qualquer um dos destinos servidos pela empresa (www.viacaogarcia.com.br), o passageiro recebe uma senha que deve ser digitada no totem para liberação do cupom fiscal que equivale à passagem.
Segundo o gerente da Garcia em Curitiba, Antenor Pelek, o totem pode ser usado pelo público das 7h à meia-noite, todos os dias. O equipamento está instalado na frente do guichê da empresa na Rodoviária.
“Por mês, cerca de 20 mil pessoas viajam em ônibus da empresa, em um dos 23 horários diariamente disponíveis, e desse total, em torno de cinco mil compram as passagens antecipadamente pela internet e agora podem retirar as passagens sem o incômodo das filas tradicionais”, conta Pelek.