Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City Expo

Tia Kansara: acesso a informações geradas online deve ser coletivo

Palestra de Tia Kansara, fundadora da KansaraHackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos, no Smart City, na Expo Renault Barigui. Curitiba, 01/03/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

As informações que geramos ao utilizar serviços online como aplicativos, transações bancárias, redes sociais podem ser usadas de forma inteligente para o bem coletivo. O acesso a essas informações deve ser público, segundo a britânica Tia Kansara, Fundadora da Kansara Hackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos.

Nesta quinta-feira (1/3), Tia Kansara lotou a plenária do evento Smart City Expo Curitiba, com a palestra Blockchains e Cidades Inteligentes. Ela explorou as possibilidades de se utilizar os dados que geramos associados à uma importante ferramenta: os blockchains.

A tecnologia surgiu originalmente para dar segurança aos bitcoins, moedas virtuais criptografadas. Com o tempo, passou a adquirir novas funções, uma vez que permite guardar uma grande quantidade de conteúdo, de forma segura, junto a uma impressão digital.

“É possível decidir o quanto dessas informações deveria ser mantido privado e quanto delas você gostaria de compartilhar”, destacou Tia. Cada ação feita online deixa uma marca na rede e essas informações podem ser reunidas e utilizadas de forma inteligente. “O que aconteceria se a cidade e seus cidadãos pudessem fazer algo com esses dados?”, questionou.

A reflexão proposta por Tia traz à tona a discussão sobre o planejamento das cidades, uma vez que o crescimento da população urbana é uma tendência mundial. Neste cenário, os desafios se tornam cada vez mais complexos, mas a tecnologia pode auxiliar o relacionamento entre seus diferentes atores. “O uso de blockchains elimina a necessidade de intermediários como instituições governamentais e bancárias na relação entre pessoas e empresas”, explicou ela.

Atualmente, contratos e todo tipo de transações comerciais podem ser feitos online e ter legitimidade assegurada pelos blockchains. Para Tia, essa realidade pode levar a grandes mudanças, tanto nas decisões individuais quanto coletivas, como o surgimento de novos modelos econômicos e combate à corrupção.

Sustentabilidade

Um dos aspectos abordados pela palestrante foi a possibilidade de usar informações de forma sistematizada para tornar cidade e empresas mais sustentáveis. Tia é mentora do projeto Replenish Earth, que utiliza um sistema métrico para analisar nosso impacto sobre o meio ambiente.

O uso destas informações de forma transparente pode afetar a cadeia de consumo e levar a decisões mais positivas em relação ao impacto ambiental. “Muitas empresas já nos permitem rastrear a origem de seus produtos e seu caminho na cadeia de suprimentos”, lembrou Tia.  “Eu tenho um impacto no planeta e é importante que eu esteja atenta a isso."

O manejo do lixo é uma das questões fundamentais apontadas pela palestrante. “A partir do momento que você joga o lixo no lixo, ele não deixa de ser sua responsabilidade”, alertou.

A palestrante

Fundadora da Kansara Hackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos, a britânica Tia Kansara é membro do comitê executivo do London Business School’s Global Energy Summit e co-diretora do CleanTechChallenge, grupo que atua em ações relacionadas ao uso da energia limpa e sustentável.