A Prefeitura de Curitiba deu início, nesta semana, aos testes de fumaça para verificação de funcionalidade da rede pública de esgoto operada pela Sanepar na cidade.
É a primeira vez que o município utiliza a técnica, que tem por objetivo melhorar a qualidade da rede e identificar possíveis irregularidades. O diagnóstico começou pelo bairro Vista Alegre, onde os testes devem acontecer por cerca de um mês.
Bom Retiro e Centro Cívico serão as próximas áreas atingidas pelo trabalho, que faz parte do programa Amigo dos Rios, com ações de educação ambiental, retirada de lixo de margens e leito, vistorias para identificação de ligações irregulares de esgoto, recuperação de rios urbanos, entre outras.
Como é feito
Com lançamento de fumaça nos poços de visita – tampas de ferro que se encontram nas ruas – as equipes observam onde aparecem os focos de fumaça. Vazamentos podem indicar rompimento de rede ou ligação de esgoto e/ou drenagem pluvial irregular.
A população é sempre avisada com 15 dias de antecedência e recebe um folheto explicativo sobre o trabalho, explica a diretora de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente, Ana Carolina Schmidlin.
“Os serviços acontecem na via e no calçamento, mas a equipe pode solicitar a entrada nas residências para identificar as ligações do imóvel à rede”, esclarece Ana Carolina.
A identificação dos funcionários, que estarão devidamente uniformizados e utilizando crachás, pode ser verificada pela Central 156.
Fumaça em casa
Caso surjam focos de fumaça dentro das residências ou do terreno durante a execução dos serviços, os moradores devem procurar pelos funcionários identificados a serviço da PMC que estiverem nas proximidades realizando o trabalho.
“No caso de avistamento de fumaça dentro do imóvel, no gramado, calçadas, calhas, ralos e grelhas, em área externa não coberta, ou na drenagem pluvial da via, as correções serão indicadas pela Prefeitura”, lembra Ana Carolina.
A fumaça lançada é atóxica, sem cheiro, não mancha paredes e roupas e não é prejudicial à saúde.
Se houver dúvidas sobre os serviços e os funcionários envolvidos o morador pode ligar para a Central 156 da Prefeitura de Curitiba.