Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação e cultura

Territórios do Saber reúne a arte de professores e estudantes

Produções de estudantes da rede municipal em projetos de tecnologias digitais e inovação e criações de professores da educação integral estão em exposição na Mostra Educativa Territórios do Saber, aberta na tarde desta sexta-feira (27/4) no Museu Municipal de Arte (MuMA), no bairro Portão. A mostra é aberta ao público e poderá ser visitada até 20 de maio. Na imagem (esq p dir) Rodrigo Marques, Alessandra Duarte, Maria Silvia Bacila e Beto Lanza - Curitiba, 27/04/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Produções de estudantes da rede municipal em projetos de tecnologias digitais e inovação e criações de professores da educação integral estão em exposição na Mostra Educativa Territórios do Saber, aberta nesta sexta-feira (27/4), no Museu Municipal de Arte (MuMA), no bairro Portão. A mostra é aberta ao público e poderá ser visitada até 20 de maio.

Territórios do Saber faz parte do projeto Cultura em Movimento, da Gerência de Educação e Cultura da Secretaria Municipal da Educação. A ideia do projeto é fomentar o intercâmbio cultural e de saberes entre as escolas da rede e espaços públicos e privados da cidade.

A secretária Maria Sílvia Bacila destaca que a ação é um reconhecimento dos professores como artistas e um incentivo para que os profissionais da educação explorem novos territórios da cidade como espaços para a produção de conhecimentos. “A mostra reconhece professores e professoras como produtores de arte. Valorizamos esta iniciativa porque queremos construir uma Curitiba mais sensível, onde as pessoas apreciem a arte”, disse. “Vamos ocupar territórios em Curitiba mostrando o que sabemos produzir”, completou Maria Sílvia.

A mostra reúne criações de professores, artistas e pesquisadores integrantes da ação formativa feita em parceria pela Gerência de Educação Integral da secretaria e o Grupo Apothekeda da Universidade Estadual de Santa Catarina. São peças e impressões criadas com as técnicas de monotipia a óleo e de suminagashi, um método japonês de pintura na água que marmoriza o papel. Também apresenta produções de estudantes feitas nos projetos de Robótica, do Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra!, além de trabalhos feitos em espaços maker dos Faróis do Saber e Inovação.

Marice Ribas, responsável pela exposição, explicou que o objetivo é promover uma comunhão entre escola e sociedade, potencializar o uso dos diferentes espaços, reforçando o sentimento de pertencimento, a sensibilização e a responsabilidade social. Outras mostras serão realizadas ao longo do ano em outros espaços de cultura da cidade.

Também participaram da abertura da mostra o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Roberto Lanza, o coordenador do MuMA, Rodrigo Celso Marques, Luciana Faria, gerente de Educação Integral da secretaria, e a gerente de Educação e Cultura, Margareth Fuchs.

 

Serviço: Mostra Mostra Educativa Territórios do Saber

Local: Centro de Arte Digital no Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural. Av. República Argentina, 3430.
Data: até 20 de maio.
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 19.
Classificação livre.
Entrada franca.