Cerca de 100 tenistas amadores que praticam o esporte na quadra pública do eixo de animação da Avenida Arthur Bernardes, no bairro Santa Quitéria, têm agora mais um motivo para disputar partidas no local. A Prefeitura de Curitiba atendeu a um pedido dos Amigos Tenistas da Arthur Bernardes e revitalizou o espaço. Solicitação foi feita em setembro e os serviços, realizados em novembro, em apenas sete dias.
Além da nova pintura, o piso original da quadra foi restaurado. Foi utilizado um material especial sobre o asfalto, que proporciona redução da força e do desgaste dos jogadores. O investimento foi de cerca de R$ 30 mil.
O tempo – tanto de atendimento quanto da duração dos trabalhos – surpreendeu os atletas amadores, que encaminharam uma carta à Prefeitura agradecendo a revitalização. A solicitação chegou ao prefeito Rafael Greca em uma postagem na rede social Facebook, e foi feita pelo representante de vendas e membro do grupo Amigos Tenistas da Arthur Bernardes, Halan Peterson Rodrigues.
“O prefeito ligou no mesmo dia para o Halan e já colocou a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em contato conosco. Em setembro estávamos conversando e em novembro já estavam revitalizando a quadra”, contou o professor André Ferreira, integrante do grupo.
Esforço conjunto
Na avaliação do grupo, foi um exemplo positivo de esforço conjunto. O chefe do Núcleo Regional do Portão da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Marcelo Miranda, acrescentou que o contato e a colaboração da comunidade e a cooperação entre as secretarias municipais foi responsável pelo bom resultado das ações. “Foi uma parceria importante e de sucesso”, disse.
Na primeira reunião, relatou, já houve a presença do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, e do diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil. “Os tenistas puderam falar sobre as necessidades no uso da quadra, o que foi fundamental para o andamento do processo”, completou.
O advogado Fernando Gogola lembrou que, em 2015, o grupo comprou tintas e a quadra foi pintada com mão-de-obra do município. “Queríamos fazer o mesmo, mas a quadra já não tinha mais condições. A última revitalização como essa havia acontecido em 2005”, explicou.
Os tenistas destacaram, ainda, o apoio da coordenadora do Centro de Esporte e Lazer da Arthur Bernardes, Sandra Regina de Lima, e da professora Mariza Reis, que segundo eles sempre estão dispostas a ajudar e ouvir as reivindicações.
Próxima
O recape da quadra de basquete, também no eixo de animação, está na programação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Serão revitalizados o piso e a pintura, uma reivindicação da população por meio do Fala Curitiba, programa de audiências públicas que levanta as necessidades e interesses da população em encontros presenciais ou via internet.