Ir para o conteúdo
Dia Internacional da Doação de Livros

Tem livros para doar? Saiba quais podem ser entregues às Casas da Leitura e Tubotecas de Curitiba

Como os livros chegam às Casas da Leitura e Tubotecas de Curitiba. - Na imagem, A gerente das Tubotecas, Maria Lúcia Faria, ao lado da gerente das Casas da Leitura, Patrícia Wohlke. Foto: Cido Marques/FCC

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Para marcar o Dia Internacional da Doação de Livros, celebrado neste sábado (14/2), a Fundação Cultural de Curitiba reforça a campanha de recebimento de obras literárias destinadas às 16 Casas da Leitura e às 10 Tubotecas (pequenas bibliotecas instaladas dentro de estações-tubo), onde o empréstimo é livre e gratuito. 

Saúde indica cuidados para os foliões curtirem um carnaval seguro
Carnaval inclusivo leva samba enredo em Libras para a avenida

Nas Casas da Leitura da Prefeitura de Curitiba, 80% dos 125 mil livros do acervo são fruto de doações da população e contribuições de universidades e instituições de ensino. 

Mensalmente, entre 3 e 5 mil livros são incorporados às prateleiras das Casas e das Tubotecas, assegurando a constante renovação e ampliação da coleção disponibilizada ao público.

Onde entregar

As doações podem ser feitas diretamente nas Casas da Leitura e na Coordenação de Literatura da FCC, dentro do Conservatório de Música Popular Brasileira, no Centro Histórico. Para doações maiores, a partir de 80 volumes, pode ser feito um agendamento com a coordenação pelo e-mail coordenacaodeliteratura@curitiba.pr.gov.br, para agendar a coleta no local indicado.

A campanha aceita e recebe literatura para todas as idades. É possível doar livros de poesia, contos, romances, biografias, gibis e HQs, revistas culturais, jornais e materiais relacionados a sociologia, antropologia, artes, história e cultura de forma geral.

Trajeto e cuidado com os livros doados

Antes de tudo, as doações vão para o depósito da Coordenação de Literatura e passam por uma triagem, onde são separados somente os livros culturais e literários. As obras consideradas raras, publicadas há mais de 80 anos, são doadas para a Biblioteca Pública do Paraná.

Livros relacionados à história e ao patrimônio da cidade de Curitiba, que possam ser de interesse público, têm como destino a Casa da Memória. Outros tipos de livro, didáticos, técnicos, religiosos e de autoajuda são redirecionados a outras instituições.

A gerente das Casas da Leitura e coordenadora de Literatura, Patrícia Wohlke, destaca a importância de dar uma nova vida aos livros e não apenas deixá-los guardados, para que alcancem ainda mais pessoas.

“Doar livros para espaços públicos é um exercício de cidadania e de desapego, que ajuda outras pessoas a terem acesso ao livro. É importante ter consciência de que o livro foi feito para circular”, comenta Patrícia.

Após a seleção, a coordenação define o que será enviado para cada Casa da Leitura ou Tuboteca. Os livros destinados às Tubotecas são identificados com carimbo, e aqueles que irão para as Casas de Leitura ficam registrados no Acervo Digital da Prefeitura de Curitiba. No sistema Pergamum, é possível consultar todas as obras disponíveis para empréstimo e onde retirá-las.

Restauro e cuidados

Parte dos livros recebidos apresenta alguma avaria e precisa de restauros antes de chegar aos novos leitores. O trabalho é feito pela equipe de reparos da Coordenação de Leitura, que faz uma avaliação criteriosa das condições de cada livro como mofo, umidade ou qualquer tipo de contaminação ou insetos.

Em seguida, os livros são higienizados com álcool especial para o tratamento. Também é analisada se não há páginas faltantes, recortadas ou com danos que comprometam a leitura.

Outros procedimentos comuns são a costura e o restauro da lombada do livro, principalmente os de capa dura. Os cuidados são muitos para deixar o livro com cara de novo.

Empréstimo gratuito nas Casas da Leitura e Tubotecas

Curitiba está equipada com 16 Casas da Leitura, distribuídas em diferentes bairros e com pelo menos uma em cada regional, além de 10 Tubotecas no Centro.

Para emprestar livros nas Casas da Leitura, o interessado precisa ter um cadastro com seus dados pessoais, que deve ser preenchido na unidade de sua escolha mediante a apresentação de documento de identificação e comprovante de residência.

O prazo para devolução é de 14 dias, com direito a renovação do empréstimo. A devolução do livro pode ser feita em unidade diferente daquela em que o livro foi retirado. Nestes espaços, são promovidas também rodas de leitura, contações de histórias e oficinas de criação literária.

Nas Tubotecas, não é necessário fazer cadastro. Para emprestar, basta pegar o livro e ler na estação de ônibus ou então levá-lo para casa. A devolução pode ser feita em qualquer Tuboteca e em qualquer uma das Casas da Leitura.

Dia Internacional da Doação de Livros

A data foi uma iniciativa lançada no Reino Unido em 2012 por Amy Broadmoore, fundadora do  Delightful Children’s Books (Livros Infantis Encantadores) e se tornou uma mobilização de impacto global. 

Serviço

Doação de livros à Fundação Cultural de Curitiba

Os exemplares devem estar em bom estado de conservação e sem páginas faltando.

Livros aceitos: Literatura adulta e infantojuvenil (contos, crônicas, romances, poesia), histórias em quadrinhos (HQs), revistas culturais e jornais, biografias, artes visuais, cinema, teatro, circo, música, dança, filosofia, sociologia, antropologia, biografias e cultura em geral.

Onde doar: Coordenação de Literatura (Rua Mateus Leme, 66 - São Francisco) e nas Casas da Leitura abaixo:

Casa da Leitura Dario Vellozo
Av. Paraná, 3.600 – Loja 23 – Bacacheri

Casa da Leitura Franco Giglio
(em reforma)
Rua José Domakoski, 1.039 – Bigorrilho

Casa da Leitura Hilda Hilst
Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru

Casa da Leitura Jamil Snege
Rua Carlos Klemtz, 1.700 – Fazendinha

Casa da Leitura Laura Santos
Rua Olivardo Konoroski Bueno, 100 – Tatuquara

Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Rua Batista Ganz, 453 – Santo Inácio

Casa da Leitura Marcos Prado
Rua Pastor Antônio Polito, 2.200 – Alto Boqueirão

Casa da Leitura Maria Nicolas
Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade

Casa da Leitura Miguel de Cervantes
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.238 – Bigorrilho

Casa da Leitura Nair de Macedo
Rua da Capitania, 57 – Guabirotuba

Casa da Leitura Osman Lins
Av. Winston Churchill, 2.033 – Capão Raso

Casa da Leitura Paulo Leminski
Rua Agenor Pierri, 32 – CIC

Casa da Leitura Walmor Marcellino
Rua Lupionópolis, 750 – Casa 12 – Sítio Cercado

Casa da Leitura Vladimir Kozák
Rua Padre Júlio Saavedra, 588 – Uberaba

Casa da Leitura Wilson Bueno
Av. República Argentina, 3.432 – Portão

Casa da Leitura Wilson Martins
Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430 – Boqueirão