Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City Expo 2022

Tecnologias tornam cidades mais participativas e humanizadas

Tecnologias tornam cidades mais participativas e humanizadas. Curitiba, 25/03/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Representantes de municípios brasileiros falaram das inovações para uma cidade participativa durante uma das plenárias desta sexta-feira (25/3), segundo e último dia do Smart City 2022, realizado no Expo Barigui. Além de gestores e representantes das capitais Curitiba e Rio de Janeiro e da cidade catarinense de Itajaí, o tema teve a participação de uma convidada chilena.

O painel "Inovações na cidadania para uma cidade participativa" também debateu a inclusão digital como solução para prefeituras e expôs iniciativas inovadoras executadas nos municípios. 

O secretário municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, Washington Fajardo, apresentou o Favelas 4D, projeto tecnológico que possibilitou o mapeamento de regiões de favelas no Rio de Janeiro, como a da Rocinha, para o desenvolvimento de políticas públicas nos locais. Fajardo também abordou as iniciativas da Prefeitura do Rio de Janeiro para repovoar o centro da cidade, que tem transformado centros comerciais inutilizados em novos conjuntos habitacionais.

"Além dos processos de participação pessoa a pessoa, nós precisamos considerar processos de participação em ambientes digital e em realidade aumentada, este é o futuro e o presente das cidades", avaliou.

A diretora de Pesquisa Aplicada do Espaço Lúdico, do Chile, Carolina Carrasco Pizarro, concorda, e defendeu a inclusão digital como fundamental para a formação de cidades verdadeiramente inteligentes e cidadãs: "A tecnologia nos permite entender as demandas das pessoas e construir uma cidade com maior bem-estar e mais humana", explica.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, trouxe o Projeto MOVItajaí, que propõe a redução de CO² na atmosfera por meio de um programa de premiações. Um aplicativo registra o deslocamento de usuários em modais que não utilizam combustíveis fósseis, como caminhada e bicicleta. O usuário marca pontos a cada 100 gramas de CO² economizados, e pode trocar por produtos nos estabelecimentos parceiros do programa.

A iniciativa já registrou mais de 11 mil deslocamentos e evitou a emissão de mais de sete toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Curitiba

A assessora técnica da área de Transformação Digital e Inovação da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação de Curitiba (Smap), Carla Cavichiolo Flores, apresentou as principais iniciativas de inovação da Prefeitura de Curitiba.

Ela citou, dentre as políticas públicas baseadas nas tecnologias de informação, a Muralha Digital, que faz monitoramento digital, com câmeras de reconhecimento facial, térmicas e radares doppler conectados ao Centro de Controle Operacional (CCO), para proteger a cidade e o cidadão. Ela apresentou ainda ferramentas digitais, como o Fala Curitiba, programa de consultas públicas da Prefeitura que incentiva a participação popular.

"O Aplicativo 156, por exemplo, é uma forma de descoberta e de gestão de conhecimento a partir das demandas da população, é participativo e torna a cidade mais inteligente", explicou Carla.

Ela destacou que o serviço foi altamente aprovado pelos curitibanos e o índice de satisfação da ferramenta em janeiro foi de 80%.

A assessora reforça que, em Curitiba, a Prefeitura educa os servidores públicos para a cultura digital, de forma que a modernização esteja presente nas estratégias internas e externas de governança. 

"A mudança tem que vir de dentro, e precisa ser convidativa: a Prefeitura deve convidar o cidadão, envolvê-lo nos projetos com transparência e comunicação, e por fim, mostrar os frutos dessa parceria, para que a população entenda que sua participação faz, sim, a diferença para a administração pública", disse.

A plenária foi conduzida pelo representante de relações institucionais da Sivis, organização sem fins lucrativos que incentiva a cultura democrática, Jamil Assis.

Pitches

Além de amplos painéis, o Smart City Expo Curitiba teve espaço também para palestras rápidas com duração de 5 a 10 minutos (pitches).

A assessora da Smap, Carla Flores, destacou dois temas. No primeiro, ela falou sobre o e-Cidadão, base única de dados pessoais que integra 25 sites ou aplicativos. Mais de 790 mil pessoas estão cadastradas.

Noutro pitch, abordou o Escritório de Processos, metodologia que alia a tecnologia para aprimorar rotinas de trabalho, dando agilidade e eliminando a burocracia. Na Prefeitura de Curitiba, o Escritório de Processos tem promovido a integração entre as áreas, organizado os processos e aprimorado a gestão.

Conecta Curitiba

Durante a manhã, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, utilizou o seu pitch para apresentar a plataforma do Conecta Curitiba, que permite a participação em consultas públicas, inscrições e eleições em conferências e conselhos municipais e já tem mais de 98 mil pessoas cadastradas.

Ele também destacou o programa de consultas públicas Fala Curitiba, que está na reta final da sua primeira fase em 2022, com a contribuição da população para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023). Por último, abordou os cursos que o Imap oferece aos servidores da Prefeitura de Curitiba.

O Smart City Expo Curitiba 2022 é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha. O fórum internacional tem apoio da Prefeitura de Curitiba, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.