Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com deficiência

Técnicos visitam Universidade Positivo

Secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, e tcnicos da secretaria , visitam o campus da Universidade Positivo, a pedido do Centro de Inclusão da instituição, para avaliar as questões de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidades reduzidas. Foto: DIVULGAÇÃO

Técnicos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência visitaram na manhã desta terça feira (28) o campus da Universidade Positivo, a pedido do Centro de Inclusão da instituição, para avaliar as questões de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidades reduzidas.

O Centro de Inclusão desenvolve várias ações para envolver as pessoas com deficiência no meio universitário, desde materiais didáticos, capacitação dos professores e funcionários da entidade, bem como as mudanças arquitetônicas para garantir a acessibilidade.

"A Universidade Positivo está de parabéns, pois além de ter um centro acadêmico de alta qualidade está se preocupando em incluir pessoas com deficiência em todo âmbito da universidade, quer seja com alunos, professores ou funcionários", disse o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz, que participou da vistoria.

Na visita, os técnicos constataram que diversas questões da NBR 9050 foram respeitadas, como as adaptações dos banheiros, vagas nos estacionamentos para pessoas com deficiência sinalizadas em todos os diversos blocos do campus e elevadores para cadeirantes, que facilitam o acesso aos pisos superiores.

“Poucas, mas importantes modificações precisam ser feitas, como a instalação da pista tátil para o auxilio dos deficientes visuais bem como algumas rampas de acesso aos blocos de sala de aula e adaptações nas mesmas", disse o secretário Irajá.

"Foi uma satisfação receber a equipe da Prefeitura de Curitiba e saber que estamos bem nas questões de acessibilidade. Com relação à instalação do piso tátil já esta orçada e entra em obras para colocação no próximo mês aproveitando o período de feiras dos alunos", afirmou o pró- reitor de Administração da Universidade Positivo, Arno Gnoatto.

Participaram da visita o professor do curso Arquitetura e Urbanismo arquiteto Armando Luis Ito, a responsável pelo Centro de Inclusão, Lidia da Silva, o deficiente visual Luis Vanderlei Rodrigues, a deficiente auditiva Marciane Kraling e o intérprete de LIBRAS, Larry Ribeiro Pinho.