O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou, nessa quinta-feira (13/11), do lançamento do TBG Studios, empreendimento que modernizou e deu novo uso ao edifício que, por mais de cinco décadas, abrigou o tradicional Hotel Tibagi, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 35. O projeto é mais um exemplo de que, assim como o poder público, o setor privado está comprometido com o redesenvolvimento da região central, incentivado e em sintonia com o programa Curitiba de Volta ao Centro.
Eduardo Pimentel destacou que a transformação do edifício, construído em 1973, marca o novo ciclo de revitalização do Centro de Curitiba e simboliza a união entre poder público e iniciativa privada pela reocupação da região central.
“Fico feliz de ver famílias curitibanas, de gerações, investindo o seu capital na cidade porque acreditam, confiam e amam Curitiba. Estão investindo no que é nosso”, afirmou o prefeito.
Depois de falar aos presentes sobre algumas ações que a gestão tem priorizado na região central, como melhorias de infraestrutura, com manutenção de asfalto, recuperação de calçadas e a substituição de 1.800 luminárias por tecnologia LED, e fortalecido políticas voltadas ao acolhimento da população em situação de rua, o prefeito destacou a importância de empreendimentos como o TBG para o fortalecimento do centro histórico e concluiu com um convite.
“Que esse investimento não pare por aqui. O centro precisa de um cuidado especial e, juntos, podemos garantir um novo tempo para essa região tão simbólica da nossa cidade”, disse ele, que destacou que a reocupação e modernização de prédios históricos são fundamentais para trazer de volta a vida ao coração da cidade. “O TBG Studios é um exemplo concreto de como o investimento privado pode caminhar junto com as políticas públicas de revitalização”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel durante o evento.
Rooftop e qualidade de vida
Após uma ampla reforma, o edifício de 52 anos ganhou um novo conceito: agora abriga 56 studios de 19m² e 32m², além de quatro lojas no térreo e dois conjuntos comerciais na sobreloja. A estrutura oferece coworking, academia, espaço gourmet com terraço e rooftop conciliando conceito contemporâneo e qualidade de vida.
O lançamento do TBG Studios acontece apenas cinco dias após a Prefeitura anunciar um pacote inédito de incentivos fiscais, construtivos e econômicos para impulsionar a requalificação do Centro. O projeto, que prevê investimentos de até R$ 163 milhões até 2032, integra o programa Curitiba de Volta ao Centro e tem como meta estimular o retrofit de prédios, o restauro de imóveis históricos, a habitação popular e o fortalecimento do comércio e da cultura na região.
As medidas incluem redução e até isenção de impostos, remissão de débitos e subvenções que podem cobrir até 50% do investimento em projetos na área central. Também haverá flexibilização de parâmetros urbanísticos e incentivo à aquisição de potencial construtivo, ampliando as oportunidades para novos empreendimentos.
Praça Osório
O prefeito foi recebido pelo presidente da Cibraco, Sidney Axelrud, e pela empresária Alessandra Kleiner Marcovici, responsáveis pelo empreendimento. Conheceu os apartamentos e o rooftop de onde é possível avistar a Praça Osório, que será totalmente revitalizada pela Prefeitura, além de outros marcos do redesenvolvimento da área central, como novos supermercados e o projeto da Times Square curitibana, que está em andamento.
Durante o lançamento, a empresária Alessandra Kleiner Marcovici, uma das proprietárias do empreendimento, destacou o simbolismo de transformar o imóvel em um novo espaço conectado com o momento de renovação que o Centro de Curitiba vive.
“O TBG é, pra mim, a tradução de tudo o que meu avô, imigrante, acreditava: que o passado pode inspirar o futuro, e que tradição e modernidade podem coexistir, quando há propósito. O Centro está voltando a ser o Centro. De cultura, de convivência, de oportunidades. E ver o TBG pronto, vibrante, integrado a esse novo movimento urbano, é saber que o legado do meu avô e da minha família não ficou preso no tempo, ele evoluiu. Hoje, Curitiba ganha um espaço que olha para frente, mas sem apagar suas raízes”, afirmou Alessandra.
Valorização de imóveis no Centro
De acordo com o índice FipeZAP, que monitora a evolução dos preços de imóveis residenciais em diversas cidades brasileiras, os imóveis na região central de Curitiba valorizaram 15,6% nos últimos 12 meses, ficando atrás apenas do Batel.
Estudos apontam que unidades compactas de até 30 m² podem garantir retornos superiores à média do mercado, o que reforça o potencial do empreendimento tanto para moradia quanto para locação de curta temporada.
Sidney Axelrud, presidente da Cibraco, lembrou que o projeto carrega a história de gerações ligadas ao antigo Hotel Tibagi e reforçou a confiança da empresa no potencial do Centro de Curitiba. “Eu passei a infância no Centro e sempre acreditei nessa região. Por isso repaginamos todo o prédio e queremos que o TBG ajude a renovar o Centro e mostrar que ele continua sendo um lugar de oportunidades”, afirmou Axelrud.
Presenças
O evento contou com a presença do diretor Comercial da Cibraco, Adalberto Scherer, do secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, da assessora especial do Gabinete do Prefeito, Tatiana Turra, dos vereadores Pier Petruzzielo e Rafaela Lupion, além de empresários, investidores e familiares dos empresários.