Os moradores do bairro Tatuquara receberam na terça-feira (24) uma nova unidade do Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU), a quinta inaugurada em Curitiba e a quarta na atual gestão da Prefeitura.
“Este novo bosque é mais uma demonstração de que a gestão do prefeito Gustavo Fruet tem um grande comprometimento com o meio ambiente. O espaço valoriza a região, pois estava servindo como depósito de lixo e resíduos e agora será usado para o bem-estar da comunidade local, irá melhorar sua qualidade de vida. Por isso, todos devem ajudar na sua conservação”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima.
Localizado na Rua Conceição Maria Vieira da Rosa, o BCBU Tatuquara tem área de 19.204 metros quadrados, com portal, iluminação, paisagismo, parquinho, cancha de mini-futebol, equipamentos de ginástica, rampas de acessibilidade e pista de caminhada. Os BCBUs fazem parte do projeto Curitiba Mais Verde e estão sendo implantados com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
A Regional Tatuquara recebeu oito equipamentos recentemente, que fazem parte de um investimento de mais de R$ 200 milhões da atual gestão da Prefeitura nos últimos três anos e meio. “Os parques e bosques abertos nos últimos meses estão transformando a região, dando à população opções de lazer. E com a inauguração da Rua da Cidadania Tatuquara, a comunidade passou a ter acesso aos serviços da Prefeitura, como a regularização de seus imóveis”, afirma o administrador regional do Tatuquara, Edgar Hauber Junior.
“É importante ver que o crescimento do Tatuquara está sendo acompanhado pela atual gestão e esperamos que mais equipamentos sejam inaugurados para suprir todas as necessidades da população local”, diz o presidente da Associação de Moradores do Santa Rita, Paulo Afonso Nascimento, que mora há 20 anos na região. “O bairro está se expandindo e agora temos mais uma opção de lazer, um local para descansar e curtir com a família nos finais de semana”, confirma a moradora Esteffany da Veiga.
Além do BCBU Tatuquara, Curitiba possui unidades de conservação de biodiversidade urbana Renato Cardoso, no bairro Uberaba, Santa Paula, no bairro Santo Inácio, e Mercúrio, no bairro Cajuru, e Vitória Régia, no bairro CIC.
Desde 2013, foram criadas em Curitiba três vezes mais áreas de conservação do que nas duas últimas décadas. Nos últimos três anos, as novas unidades de conservação quase 9 milhões de metros quadrados – entre 1993 e 2013 foram implantados 2,5 milhões de metros quadrados de áreas preservadas. São nove novas unidades, entre parques e bosques, localizados principalmente na região sul da cidade, conforme compromisso assumido pela atual gestão municipal em seu plano de governo.
Das unidades de conservação criadas na gestão do prefeito Gustavo Fruet, três são parques: Mané Garrincha, Guairacá (ambos na CIC) e Vista Alegre. Também foram criados o Bosque dos Mundiais e os quatro Bosques de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU). A Prefeitura também implantou a Reserva do Bugio – a maior Unidade de Conservação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria Refúgio de Vida Silvestre.
Estão em execução ainda o parque localizado na Rua Paulo Roberto Biscaia, no bairro Cidade Industrial de Curitiba, e outro próximo ao conjunto habitacional Rio Bonito.
O evento no Tatuaquara teve a participação do vereador Mestre Pop.