O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, e o secretário municipal para Assuntos Metropolitanos de Curitiba, Paulinho Dalmaz, participaram na sexta-feira (20) do lançamento do Projeto de Educação Ambiental, no município de Fazenda Rio Grande.
O projeto, criado pelo professor Luiz César Santos, consiste no lançamento de uma cartilha ambiental com o personagem "Super Agente Ambiental 009", que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do respeito e preservação do meio ambiente. O personagem foi inspirado no trabalho desenvolvido pelos agentes ambientais e também no Agente 007, no propósito de oferecer uma leitura atraente e cativante para as crianças.
"Por ser um projeto lúdico e pedagógico, ele permite levar a educação ambiental para as casas da população, disseminando a informação", disse Leandro Meller. "Além disso, estimula a separação e reaproveitamento do lixo, que contribui para a geração de renda de muitas famílias que trabalham com materiais recicláveis".
A partir do lançamento da Cartilha, o "Super Agente Ambiental 009" visitará escolas, levando informações e orientações aos alunos e à comunidade, além de incentivar que as crianças atuem como agentes multiplicadores na disseminação de informações sobre reciclagem, reaproveitamento de lixo e respeito ao meio ambiente.
"O projeto busca ensinar as crianças sobre a importância de separar e reaproveitar o lixo, o que resulta na preservação do meio ambiente e melhoria da sustentabilidade da cidade", disse Paulinho Dalmaz.
Para refletir a idéia do projeto, alunos do Projeto PETI Generoso Salustiano realizaram uma apresentação musical com o Grupo de Percussão Esperança, utilizando apenas instrumentos confeccionados com materiais recicláveis.
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Luis dos Santos, destacou a importância do lançamento da cartilha ambiental para o município. "Este projeto representa o primeiro passo no desenvolvimento de ações com crianças e adolescentes que estimulem a consciência cidadã, a reciclagem e o reaproveitamento do lixo em nossa cidade".
Aproximadamente 200 pessoas participaram do lançamento do projeto, na última sexta, entre eles a presidente do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), Professora Ariel Bortoluzzi, e o secretário municipal de Urbanismo de Fazenda Rio Grande, Elvis Maioky.