Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Emprego do futuro

Startup do Worktiba recebe investimento de gigante do setor de implementos rodoviários

Lenon Henrique Bobeki e Marco Antonio Francisconi, fundadores da TruckHelp, no Distrito. Foto: Divulgação

 

A startup curitibana TruckHelp, plataforma e aplicativo de soluções e serviços para caminhoneiros e transportadoras, acaba de receber investimentos da Randon Ventures, do Grupo Randon, gigante do setor de implementos rodoviários. A empresa da capital começou suas atividades há quatro anos e, entre 2018 e 2019, ficou instalada no Worktiba Barigui.

"Nossas negociações com a Randon começaram no coworking da Prefeitura, que nos deu todo o apoio", conta Marco Antonio Francisconi, um dos fundadores da TruckHelp. 

Os recursos investidos pela Randon na TruckHelp não foram revelados, mas com o aporte a empresa da capital poderá lançar novos serviços, oferecer uma versão iOS (hoje, só há para Android), atualizar os recursos e aumentar a base de lead (geração de contatos capazes de se transformar em clientes).

"Todas essas novidades devem ser lançadas nos próximos 45 dias", calcula Francisconi, que tem como sócios Andressa de Oliveira Burda Francisconi e Lenon Henrique Bobeki.

A TruckHelp foi a primeira startup brasileira a receber recursos da Randon Ventures, que conta com o valor inicial de R$ 3 milhões na primeira rodada de investimentos em 12 empresas de tecnologia.

"Ficamos empolgados por encontrar uma startup tão conectada ao nosso negócio. Será uma parceria que trará benefícios exclusivos e relevantes para os caminhoneiros no Brasil”, destaca Daniel Ely, diretor de Planejamento e RH do Grupo Randon.

Para investir em startups, a Randon Ventures conta com a parceria da Baita Aceleradora.

Worktiba 

A TruckHelp foi uma das 28 empresas e projetos que entraram, em 2018, no Worktiba Barigui. A unidade, inaugurada pelo prefeito Rafael Greca em 2017, é um dos dois únicos coworkings públicos do país - na cidade também há o coworking do Cine Passeio e, até o fim de março, será aberta a unidade do Boqueirão.

“O Worktiba nos ajudou a conectar, desenvolver e profissionalizar a TruckHelp. O espaço é propício para a criação e a conexão com outros setores e ideias”, avalia Francisconi. Atualmente, a startup curitibana está instalada no hub de inovação Distrito, no Centro.

"O sucesso da TruckHelp mostra que os Worktibas estão cumprindo sua missão de espaço de trabalho compartilhado, onde as ideias inovadoras têm incentivo, se desenvolvem, ganham visão de negócio e resultam em renda, trabalho e novos investimentos por toda Curitiba, a médio e longo prazo", comemora Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, orgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de inovação e empreendedorismo da capital. 

A Prefeitura de Curitiba já selecionou 110 startups, empreendedores da economia criativa e movimentos de impacto social para ocupar os Worktibas do Cine Passeio, Parque Barigui e Boqueirão em 2020. Os coworkers selecionados têm até sexta-feira (21/2) para enviar a documentação para o site do Vale do Pinhão.

Os worktibas são administrados pela Agência Curitiba e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Emprego do Futuro

Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.

Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir. O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.